Compartilhe
Quando se fala em Outubro Rosa, as ações devem falar por mil palavras. É por isso que em São José, uma ação beneficente vai ajudar mais de 240 famílias que têm pessoas em tratamento contra o câncer atendidas pelo Instituto Bem Viver. Organizado pelo Núcleo da Mulher Empresária da AEMFLO e CDL-SJ, com apoio da Transpocred, o evento vai acontecer nesta quinta-feira, 06/10, às 19h, com a abertura da exposição “Mama: dores e superação do câncer e “Mama (mãe), o seio da vida” dos artistas Sandra Tavares e Luiz Azambuja, e palestra com a enfermeira Karina Von Held. As peças expostas contam a dor, mas também a vitória de Sandra que passou por um tratamento e colocou na arte suas emoções. A exposição é gratuita e para participar basta levar 1 kg de alimento não perecível. Inscrições pelo e-mail empreender@aemflo-cdlsj.org.br
Sandra Tavares foi diagnosticada com câncer de mama no final de 2021. Nesta trajetória, conheceu várias pessoas em igual situação ou muitas vezes pior. “Percebi nossas dores e não pude passar insensível”. Desta experiência nasceu a exposição de telas, onde retrata as fases de dores do câncer de mama, bem como expressam os sentimentos que a transformaram intimamente. “Através da arte, desejo despertar e proporcionar conhecimento às pessoas, uma vez que todas estamos vulneráveis a esta doença.
Hoje me sinto curada e transformada através da minha fé”. Esta transformação trouxe para Sandra uma nova percepção da vida, dos cuidados e do amor próprio. “Nestas telas, expresso o choque, a dor, tristeza, depressão, persistência, a importância do apoio dos nossos filhos, companheiros, família, médicos, enfermeiros e amigos”. Sandra destaca o amor à vida como diferencial para a cura. “Amor à vida é feito flor que desabrocha, pinte o mundo de Rosa e transforme essa dor”.
A exposição também traz a Mostra de Esculturas em Cerâmica do artista Luiz Roberto Azambuja. Com o título Mama (mãe), o seio da vida! a mostra une experiência com a argila e a vivência do câncer na família, que inspirou o projeto no intuito de despertar nas mulheres um alerta. “Destas dores, angústias e incertezas, nasceu a ideia de expressar através desta arte, uma mensagem a todas as mulheres, tentando retratar caminhos e possibilidades para a busca do equilíbrio e a cura interior, neste processo de transformação íntima, visando também, mostrar a força e o valor imensurável da mulher”, descreve. A experiência do artista na criação de esculturas em cerâmica, iniciou na adolescência. Fez pedagogia, trabalhou como professor no ensino fundamental, onde ministrou aulas de modelagem em argila, na rede de ensino de São José, para maisde 800 alunos de 6 a 16 anos.
Nume
O Núcleo da Mulher Empresária da AEMFLO e CDL-SJ (Nume), foi implementado em 2012, e tem como missão promover o fortalecimento da classe empresarial e o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres empresárias através da representatividade, capacitação e networking. As reuniões, palestras, cursos e eventos seguem modelo de organização baseado em ética, liderança, determinação e disciplina. Mauriceia Mafra, coordenadora do Nume, lidera atualmente um grupo de cerca de 45 mulheres.