Imersão da FACISC levou colaboradores de ACIs para Belo Horizonte, para capacitações nos principais hubs de inovação mineiros
Foi com expectativa que 15 executivos de associações empresariais catarinenses embarcaram para Belo Horizonte, na semana passada. E com a bagagem cheia de insigts que o grupo voltou para casa. Entre os dias 19 e 22 de agosto, colaboradores ACIs de todo o estado participaram de capacitações e visitaram os principais hubs de inovação mineiros. A viagem foi organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e faz parte do projeto Imersões FACISC.
Em sua primeira participação no projeto, a executiva da Associação Empresarial de Itapema e Porto Belo (ACITA), Marcele Klauck, conta que voltou para a cidade cheia de novas ideias.
“Certamente essa minha participação vai se refletir em novidades para a associação e aos associados. Participar da imersão foi uma experiência muito rica, aprendi muito sobre projetos e inovação”, avalia a colaboradora.
O diretor de Capacitação da FACISC, Crenilson Corrêa, que acompanhou o grupo na viagem, explica que é justamente este o objetivo do projeto: proporcionar capacitação, aprendizado e troca de experiências em gestão e inovação, por meio de novas vivências.
“É uma das formas de aprimorar a gestão nas associações, o que acaba se convertendo no fortalecimento de todo o Sistema FACISC”, ressalta o diretor.
Entre os locais visitados estavam o BH-TEC, P7 Criativo, Federaminas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e Localiza Labs.
“A experiência no Localiza Labs, por exemplo, foi surpreendente, porque a gente não faz ideia da tecnologia aplicada à locação de um veículo. Hoje eles conseguem monitorar tudo, desde a velocidade a incidentes com o veículo, tornando a experiência do cliente ainda melhor”, descreve o diretor.
“Achei incrível a quantidade de editais com oportunidades de investimento em inovação aos quais tivemos acesso na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de MG”, complementou o executivo da associação de Imbituba, Giovane Ferreira.
As ferramentas práticas que podem ser utilizadas não apenas pelas associações, mas também para órgãos públicos da região, chamou a atenção da executiva em Jaraguá do Sul, Edna Zamboni.
Em setembro, mais um grupo de colaboradores de ACIs embarca para Minas Gerais.













