Compartilhe
Quanto mais o número de mulheres empreendedoras cresce no Brasil, maior a necessidade de capacitação e fortalecimento da rede de contatos. É por isso, que o Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) realizará no dia 17/8, o evento Empreende Mulher Catarinense em Florianópolis. O encontro, que é gratuito, contará com palestras voltadas para incentivar o empreendedorismo, a capacitação empresarial e crescimento pessoal. Ao todo são esperadas cerca de 700 mulheres das mais diversas regiões do Estado. As inscrições podem ser feitas pelo site http://ceme.org.br/
Um levantamento do Sebrae traçou o perfil das empresárias, que são sobretudo jovens: 40% delas são mulheres com menos de 34 anos que estão concentradas principalmente em quatro áreas de atuação: restaurantes (16%), serviços domésticos (16%), cabeleireiros (13%) e comércio de cosméticos (9%). A maior parte empreendem dentro de casa (35%).
Para a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos, a mulher que busca capacitação, trabalhar em conjunto e firmar parcerias se destaca no mundo dos negócios. “Não é de hoje que capacitação e trabalho em equipe é um diferencial. É essa busca incessante por conhecimento que é o verdadeiro empoderamento feminino, pois é aí que conseguimos aliar às características da mulher e sermos diferenciadas”, explica.
O evento
Cerca de 700 mulheres empresárias catarinenses, empreendedoras e profissionais liberais vão participar do terceiro seminário estadual sobre empoderamento feminino, promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME) e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira.
Já consolidado no universo empresarial feminino, o evento comemora os 20 anos do CEME e o Dia Estadual da Mulher Empresária – 17 de agosto – criado pela Lei nº 13.583, em 2005, por meio do projeto de Lei da deputada Simone Schramm, e pleiteado pelo Núcleo da Mulher Empresária de Joinville.
“O seminário é um presente que o CEME e as entidades parceiras dão às mulheres de Santa Catarina. E este ano a programação está recheada de novidades em comemoração aos 20 anos do Conselho. Teremos convidadas especiais, workshops de motivação, painéis, almoço com networking, atração musical e palestras envolventes com grandes especialistas. Estamos bastante felizes em poder proporcionar um evento tão importante que ficará marcado na história de Santa Catarina”, afirmou a presidente Janelise.
A comemoração tem o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido pela classe empresarial feminina catarinense, além de destacar os múltiplos papéis desempenhados pelas mulheres na sociedade – profissional, mãe, esposa, filha, dona de casa, que servirão de exemplos para outras mulheres.
O Seminário tem o apoio de empresárias e empreendedoras de Santa Catarina e conta com o patrocínio da ParMais, Univali, Sicoob, além do Apoio do Sebrae/SC. Também conta com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. O evento compõe o rol de atividades sobre empoderamento feminino empresarial do Sistema Facisc.
Inscrições Gratuitas e programação completa: http://ceme.org.br/empreende/