Compartilhe
Com o objetivo de mobilizar nas empresas uma cultura ética e livre de corrupção, a Rede Catarinense de Compliance promoveu nesta quinta-feira (01/06), na Facisc, o lançamento do livro “Compliance para Micro, Pequenas e Médias Empresas”
Organizado pelo advogado Robson Ramos, um dos autores, a obra reúne 13 capítulos abordando de forma clara o tema “compliance”, aplicado a várias áreas de atividades no setor empresarial.
Para o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, é papel da Facisc levar às empresas e à sociedade tudo que diz respeito à ética e à transparência. “Precisamos disseminar a cultura das boas práticas tanto nas empresas como para as novas gerações”, destacou.
O evento contou com um painel com o doutor em Educação pela Universidade de Harvard e professor na Universidade de Boston, Stacy Scott, que falou sobre a importância das regulamentações produzirem crescimento. “Quando pensamos em compliance em longo prazo, devemos pensar em mudar a estrutura educacional, pois há uma sinergia entre o desenvolvimento empresarial e o desenvolvimento social e precisamos criar um círculo virtuoso de crescimento”, ressaltou.
No segundo painel, que contou com a participação da professora de Direito Penal Empresarial da UNIVALI – Itajaí e vice-presidente nacional da ABRACRIM, Adriana Spengler, foi abordado sobre o papel do Compliance Officer como agente de prevenção de práticas ilícitas em empresas de pequeno e médio porte. “Hoje há uma mudança de mentalidade mais preocupada com a prevenção dos desvios de conduta. Estamos em uma situação em que é fundamental que as empresas tenham um código de ética. E isto é algo que foi impulsionado pela lei Anticorrupção”, completou a professora.
A Rede Catarinense de Compliance
A Rede Catarinense de Compliance foi fundada em maio de 2019 por iniciativa da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina em parceria com a ACATS – Associação Catarinense de Supermercados, ACIF-Associação Empresarial de Florianópolis, CIEE-Centro de Integração Empresa-Escola, CRA-SC Conselho Regional de Administração. CRC-SC Conselho Regional de Contabilidade, IASC-Instituto dos Advogados de Santa Catarina e IBDE-Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial.
Fortalecer a cultura de compliance a nível estadual, por meio da troca de informações e boas práticas entre instituições e empresas catarinenses, reunindo especialistas, profissionais e estudiosos no tema contribuindo para a construção de conhecimento e padrões de ética e integridade em âmbito associativista e empresarial fazem parte do propósito da rede.