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O ditado “A União faz a Força” se traduz em uma ação entre a FACISC e as associações empresariais das regionais Oeste, Extremo Oeste e Noroeste. Cansadas de esperar por uma solução para o problema logístico, as associações empresariais e outras entidades arregaçaram as mangas, apoiaram e ajudaram a patrocinar o estudo de viabilidade, que será apresentado nesta terça-feira, 28 de junho, em Pinhalzinho, para as associações empresariais. O tão esperado ramal da Ferroeste, ligando Cascavel-PR a Chapecó-SC, um grande anseio dos setores produtivo e empresarial do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, agora já tem seu estudo de viabilidade técnica e econômica concluído.
O evento acontecerá na cidade de Pinhalzinho-SC, na sede da Associação Empresarial (ACIP). A realização do estudo foi contratada, de forma conjunta, em janeiro deste ano, pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, Associação Comercial e Industrial de Chapecó – ACIC, Federação da Indústrias de Santa Catarina – FIESC, Sindicarnes, ABPA, CEC, OCESC e FAESC. Através da FACISC, 30 Associações Empresariais do Grande Oeste apoiaram e ajudaram a patrocinar o estudo de viabilidade. O vice-presidente da Facisc, Elson Otto, disse que a Nova Ferroeste, é uma demanda comum que envolve as ACIs das regiões Noroeste, Extremo Oeste e Oeste.
O diretor de Relações Internacionais, Sérgio Matte, explica sobre os benefícios do ramal que ligará Cascavel e Chapecó. Ele participou de toda a mobilização com as associações para ajudar na viabilização do projeto. “O ramal é considerado uma solução logística para o Oeste de SC e potencializará o uso da nova ferrovia. Para viabilizar a Ferroeste é necessário que se tenha o estudo de viabilidade. É por isso que a Facisc se mobilizou, junto com outras sete entidades, para conseguir o valor de 750 mil reais para custear o estudo. A Federação ficou responsável por juntar a soma de 100 mil reais, assim como as outras entidades. “Este é o nosso comprometimento enquanto voluntários, mobilizarmos os empresários para conseguirmos o valor para viabilizar o estudo, através das diversas associações empresariais da região”.
Nova Ferroeste
A Nova Ferroeste é o projeto do Governo do Paraná de uma estrada interestadual que visa a ampliação da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A, trecho de pouco mais de 200 quilômetros em operação entre Guarapuava e Cascavel. O novo traçado, com 1.567 quilômetros, vai ligar os municípios de Maracaju (MS) e Paranaguá, além de criar um ramal entre Foz do Iguaçu e Cascavel e entre Chapecó (SC) e Cascavel. Quando a ferrovia estiver concluída, este será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do País. O Governo do Paraná vai levar o projeto a leilão no segundo semestre de 2022.
Ao todo, o traçado do projeto passa por 66 municípios: 51 no Paraná, oito no Mato Grosso do Sul e sete em Santa Catarina. A Nova Ferroeste vai unir por trilhos Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, dois dos principais polos exportadores do agronegócio brasileiro, e se transformar no segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do País, perdendo em capacidade apenas para a malha paulista. A ferrovia será verde e sustentável.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) prevê o investimento de R$ 35,8 bilhões para a construção e compra de material rodante para os 1.567 quilômetros de trilhos que vão ligar Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.