Compartilhe
Mais de 22 mil alunos de 12 municípios participaram da primeira fase do concurso nessa quinta-feira, 8A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) realizou nessa quinta-feira, 8, a primeira prova da oitava edição do Prêmio Acic de Matemática. A avaliação envolveu 22,5 mil estudantes do quinto ao nono ano de 141 escolas municipais e estaduais de 12 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
“Consegui resolver bem as questões e gostei de fazer a prova. Ela me incentiva a gostar ainda mais da Matemática, que é a minha disciplina favorita. Se eu me tornar medalhista da minha escola, será um reconhecimento tanto para o nome da escola quanto para mim. Estou muito feliz por ter essa oportunidade de fazer o concurso”, conta a aluna Alice Eliseu de Cordes, de 10 anos, do quinto ano da Escola Municipal Angelo de Luca, de Criciúma.
Gabrielly dos Santos, de 15 anos, do nono ano da Escola Quintino Folhiarini Dajori, de Içara, também conta que sua disciplina favorita é a Matemática e está confiante em avançar para a segunda fase do concurso.
“Por ser minha matéria favorita, não achei a prova tão difícil. Acredito que tenho uma boa chance de passar para a próxima etapa da premiação. A prova nos ajuda a revisar os conteúdos da disciplina e também a explorar novos aprendizados”, entende a aluna.
A prova conteve 20 questões de múltipla escolha e, para a elaboração, a equipe técnica se baseia nas competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Matemática.
Desafio
“Participar do prêmio desafia todas as escolas a se envolverem ativamente com o ensino da Matemática. Com essa premiação, destacam-se as habilidades e competências matemáticas, refletindo a aprendizagem da sala de aula em uma competição saudável. Os alunos têm a oportunidade de competir com colegas da turma, da rede e de outros municípios na segunda fase”, enaltece a diretora da Escola Municipal Angelo de Luca, Renata Camilo Costa.
O diretor da Escola Quintino Folhiarini Dajori, Itamar de Freitas, também salienta a importância do concurso. “Estamos muito felizes por participar do prêmio pela primeira vez. Toda a nossa comunidade escolar está profundamente envolvida na competição. Incentivamos nossos estudantes, reforçando a importância de todos participarem. O concurso não é apenas uma avaliação, mas uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos. Além disso, os alunos serão premiados, o que é de suma importância”, considera.
Avaliação
“A primeira prova do oitavo Prêmio Acic de Matemática foi concluída com êxito. Acompanhamos a aplicação das provas em algumas escolas, e percebemos um movimento de concentração, muitos cálculos e a expectativa de ir para a segunda fase”, pontua a coordenadora do Prêmio Acic de Matemática e de Língua Portuguesa, professora Marlene Pires.
Bandeira da educação
“O Prêmio Acic de Matemática tem sido um projeto de suma importância, impactando positivamente a educação em nossa região nos últimos anos, descobrindo novos talentos e direcionando os investimentos para o futuro”, declara o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
“Para ampliar ainda mais esse impacto, especialmente em uma área crucial para o desenvolvimento humano, a entidade lançou também uma premiação voltada para a Língua Portuguesa, da qual realizamos também nesta semana a primeira prova nas escolas municipais de Criciúma”, acrescenta Zanette.
Classificação para a segunda fase
Os resultados dos classificados para a segunda etapa do Prêmio de Matemática serão divulgados no dia 11 de setembro. Os estudantes farão a segunda prova no dia 21 de setembro, nas dependências da Acic.
Premiação
Os estudantes finalistas do prêmio receberão medalhas de ouro, prata e bronze e mais certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito. O evento de premiação está previsto para 19 de novembro, na Acic.