Compartilhe
Estado e Facisc assinam convênio de R$ 1,4 milhão para desenvolvimento de cidades com baixo IDH
Impulsionar o desenvolvimento em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano é o objetivo do Termo de Fomento assinado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O documento assinado nesta quarta-feira, 29, abre portas para a implementação de políticas de desenvolvimento socioeconômico em municípios com baixo IDH e que compõem o programa Gente Catarina, por meio de estratégias inovadoras de geração e transformação de riquezas nas regiões selecionadas.
“As cidades com baixo IDH são as que mais precisam de apoio para se desenvolver e a assinatura deste Termo de Fomento significa a cooperação mútua entre o Governo de Santa Catarina e a Facisc para integrar ações em prol do desenvolvimento igualitário nas regiões de Santa Catarina. É o trabalho a quatro mãos para elevar as oportunidades e a competitividade no estado”, avalia o governador Carlos Moisés.
Para o secretário interino da SDE, Jairo Sartoretto, o convênio representa um grande avanço para as cidades catarinenses. “Este Termo de Fomento no valor de R$ 1.438.640,00 representa um grande avanço nas políticas públicas conjuntas com foco no desenvolvimento das cidades que mais precisam de apoio do Estado, resultarão em mais oportunidades para as famílias e o fortalecimento dos municípios mais carentes em relação ao IDH”, avalia Sartoretto.
O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destaca que o trabalho será realizado pela metodologia DEL, desenvolvida pela Federação desde 2011 e pretende aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos moradores da cidade. “É um trabalho que vem sendo construído há muito tempo, não tem cunho político e procura destacar e fortalecer municípios com vários potenciais, e que precisam ter uma orientação, uma metodologia para trabalhar suas riquezas”, evidencia Alves.
Frentes de atuação
O coordenador do programa Gente Catarina, o tenente-coronel Frederick Rambusch, destaca que “esta parceria com a Facisc será fundamental para integrar as ações já existentes e além disso, trazer dos municípios as demandas de cada um deles para serem trabalhadas dentro de cada realidade”.
O convênio realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Territorial contempla, nesta primeira etapa, 21 municípios conforme explica o diretor da pasta, Thobias Furlanetti. “Na prática vamos fazer um trabalho específico de articulação junto à participação regional nas decisões para projetos de desenvolvimento social local. Fortalecimento das empresas, das comunidades e da governança, são estes três eixos focais que vamos trabalhar junto com a sociedade, empresas e também a universidade”, ressalta.
Na próxima segunda-feira, 4, ocorre a primeira reunião de trabalho do núcleo gestor do projeto com a participação da Facisc e da SDE para planejamento das estratégias.
Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom