Compartilhe
O Núcleo de Saúde e Segurança (SST) da Acisbs contou com a palestra ‘As necessidades da ergonomia no E-social’, com o fisioterapeuta ergonômico, Alison Alfred Klein, da Sefit Inteligência Laboral, de Curitiba. O encontro, que aconteceu na última semana, 13, proporciou aos participantes esclarecerem dúvidas quanto a tabela de ergonomia no eSocial.
Alison falou da importância do preenchimento correto do formulário, pois com o eSocial o Governo Federal se torna mais ativo na fiscalização nas questões voltadas à prestação de contas por parte das empresas, inclusive em relação à saúde do trabalhador. “As informações precisam ser alimentadas sempre que alterar a condição de trabalho. No eSocial não existe a correção, sempre é realizado um novo formulário” destacou.
Para que a empresa possua uma cultura de ergonomia e dados confiáveis para alimentar o sistema do eSocial, é fundamental uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), recomendada pela Norma Regulamentadora, NR 17. Na AET, dados relacionados a interação entre colaborador e seu trabalho são levados em consideração, visando não apenas os danos à saúde, mas também, a melhoria do sistema produtivo.
O que é o eSsocial – instituído pelo decreto federal nº 8.373, de 2014, é um instrumento de unificação da prestação de informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição de informações.