Encontro reúne representantes jurídicos de associações




Liderados pelo diretor jurídico da Facisc, André Daher, os representantes jurídicos das associações empresariais do Sistema Facisc reuniram-se novamente nesta sexta (31/7) em reunião virtual do Comitê Jurídico da Federação.

O encontro contou com a participação da coordenadora de projetos especiais da Facisc, Adelita Adiers, que falou ao grupo sobre a proposta de construir em conjunto, entre o comitê de sustentabilidade e o comitê jurídico da Federação, um manual de compliance associativista. “A ideia é construir um conteúdo orientativo, com linguagem acessível às entidades, e que seja baseado na legislação”, destacou Adelita, que também falou sobre a Rede catarinense de compliance, convidando os participantes para o Webinar da Rede que acontecerá em agosto.

A reinvenção da advocacia pós Covid foi outro tema abordado no encontro. Advogada, consultora em gestão estratégica de sociedades de advogados, autora de 16 livros e presidente da comissão especial de gestão, empreendedorismo e inovação da OAB Nacional, Lara Selem, abordou o tema. “Essa pandemia pode ser comparada a um furacão, mas a hora que começamos a entender a situação, conseguimos ficar mais centrados e pensar não só nos problemas mas também nas soluções e adaptações como já passamos em outros momentos ao longo da história da humanidade”.

Segundo a especialista o grande ganho deste momento certamente é de comunicação. “A pandemia trouxe a possibilidade de pararmos e ver o que podemos aproveitar e tirar de aprendizado disso tudo, como por exemplo, o trabalho a distância. “Com certeza teremos mudanças nas relações de trabalho no futuro. Uma das tendências pós Covid será ter equipes técnicas remotas atuando em qualquer lugar do mundo. Não serão raras as equipes atuando em locais diferentes. As escolhas serão mais por qualificação profissional e a gestão será o ponto chave”, pontuou a advogada.

A compra e venda de empresas como uma oportunidade, foi outro tema abordado na reunião pelo especialista, Gualtiero Schlichting. Executivo de fusões e aquisições e conselheiro de governança corporativa, investidor anjo em startups de tecnologia, experiencia multisetorial de nível C em médias e grandes empresas, professor e conferencista, Gualtiero passou a sua experiência para os participantes.