Compartilhe
Empresários catarinenses têm uma oportunidade única de abrir seus negócios com um dos países em maior expansão na Europa. A Romênia, considerada o Vale do Silício europeu, está de braços abertos para as empresas de Santa Catarina. A parceria vai ganhar ainda mais força com a missão lançada nesta segunda-feira, 29/5, em Iporã do Oeste. A Facisc e ACI de Iporã do Oeste lançaram uma missão empresarial para a Romênia. A missão vai acontecer de 16 a 24 de setembro de 2023.
Segundo o diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, essa missão representa uma oportunidade ímpar para as empresas explorarem novos horizontes e ampliarem suas fronteiras comerciais. “A Romênia, um país com uma economia em crescimento e um ambiente de negócios próspero, oferece diversas oportunidades para colaborações, parcerias e investimentos. Estamos confiantes de que essa missão empresarial abrirá portas para novas conexões, intercâmbios e negócios frutíferos.”
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, Milton Melz,
a realização da missão reafirma o compromisso em fornecer ferramentas e suporte para que as empresas alcancem o sucesso em seus empreendimentos. “Reconhecemos a importância de expandir além das fronteiras locais e explorar mercados internacionais para impulsionar o crescimento e a competitividade de nossas empresas”, destaca.
A embaixadora da Romênia no Brasil, Monica Mihaela Stirbu, destacou a importância da parceria entre Romênia e Santa Catarina e disse que os dois países podem contribuir muito um com o outro. “A qualidade do ensino romeno é reconhecida mundialmente e é um dos motivos que atrai tantos investimentos estrangeiros. Investimentos fortes em pesquisa e desenvolvimento formando uma mão-de-obra altamente qualificada”. Empresas como Renault, Ford e Porsche na área automotiva, Microsoft, IBM, Amazon, Siemens na área de TI e Comunicação, abriram seus centros de pesquisas na Romênia. A maioria concentradas em centros universitários.
De acordo com o secretário de Articulação Internacional do Governo de SC, Juliano Froehner, a Romênia pode se tornar um parceiro estratégico de Santa Catarina em vários sentidos, como uma das portas de acesso facilitado à Europa. “Ao mesmo tempo em que honramos o passado ao valorizarmos as origens dessa comunidade hoje presente em Mondaí, Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste e Iporã do Oeste, atuamos no presente e preparamos o futuro ao estruturarmos conexões de comércio exterior – exportação e importação – e parcerias educacionais que possam resultar em transferência de tecnologias.
A programação também contou com uma apresentação cultural promovida pela Universidade da Transilvânia da cidade de Brașov, Romênia, que fez apresentação de Dança e Música Romena. O grupo está em turnê no Brasil, com apresentações no Rio de Janeiro, Iporã do Oeste e Brasília.
O espetáculo The Ensemble Virtuosos of the Transilvania University of Brasov, é alusivo a Diáspora Romena, ou seja, maio é o mês dos Romenos que vivem no exterior e aos 95 anos de relações Diplomáticas entre a Romênia e o Brasil. Na região do Extremo Oeste, nas cidades de Mondaí, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste, a comunidade romena possui mais 10 mil descendentes.