Compartilhe
O Núcleo de Turismo da Praia do Rosa da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Praia do Rosa realizou na última quarta-feira (6) o Simpósio de Empreendedorismo e Turismo de Qualidade. O objetivo foi discutir a Praia do Rosa como um foco de oportunidades de crescimento para Imbituba, sendo organizada, limpa e segura. Cerca de 50 pessoas, entre empresários, autoridades municipais e convidados participaram das palestras compartilhadas no Village Praia do Rosa.
Cassiano Betat Neto, coordenador do comitê gestor do Núcleo destacou e agradeceu aos parceiros, Polícia Militar, Bombeiros, Sebrae e especialmente à Prefeitura de Imbituba. “Entre as soluções para esta temporada, conquistadas entre prefeitura e núcleo, estão a cessão de três garis para auxiliar a equipe do Jogue Limpo na limpeza diária da praia, a coleta diária do lixo, além de cinco agentes de trânsito para organizar o tráfego e o estacionamento nas vias públicas e dois fiscais para cobrar o devido cumprimento da lei aos estabelecimentos comerciais. Temos a perspectiva de um verão organizado, limpo e seguro”, destaca.
O prefeito de Imbituba, Dr. Rosenvaldo da Silva Júnior, aprovou o evento. “O importante é trabalharmos juntos e deixar melhorias que sejam um caminho para o desenvolvimento do Rosa e da nossa cidade a longo prazo. O Rosa é muito importante para o município e falo isso em nome de toda a administração. Contem conosco”, afirma.
O evento ainda contou com a entrega de um cheque de 5 mil reais para o Corpo de Bombeiros Militar. O valor foi levantado entre os moradores da praia e o Núcleo, com o objetivo de colaborar com a corporação. “A Operação Veraneio é um desafio e agradecemos muito o apoio da comunidade, que tem sido bastante prestativa para a corporação”, agradeceu o comandante Tenente Guilherme Veríssimo.
Momentos de conhecimento
Empreendedorismo e visão de futuro – Robson Amorim, administrador de empresas e consultor em planejamento estratégico falou sobre empreendedorismo e visão de futuro. “A indústria que mais cresce no mundo é o turismo, mesmo na crise. Imbituba foi pesquisada no último ano 34 mil vezes no Google. No mesmo período o termo Praia do Rosa foi buscado 450 mil vezes. Somando os principais empreendimentos do Rosa o número sobe para 800 mil. Tudo o que for gerado de recursos aqui reflete no município. Precisamos que olhem para o Rosa como roteiro de charme. Precisamos fortalecer as parcerias para um turismo de qualidade, pois o turista precisa vir para o Rosa sabendo que é Imbituba e visitar o restante da cidade”.
Marketing de destinos – Glenn Gomes de Carvalho, mestre em marketing, falou sobre Marketing de destinos. “Fazemos marketing para manter a nossa competitividade. A competição se dá entre destinos antes de se dar entre pousadas e restaurantes. É o primeiro questionamento. Não se discute mais a importância de ter ações estratégias de marketing dentro de um destino turístico, vendendo juntos o local. Quando o destino é competitivo atrai os melhores turistas. Se não tiver a união de todos para criar um trabalho coletivo não chegamos a lugar nenhum. A imagem de um lugar é formada pelo mobiliário urbano, sinalização turística, placas comerciais, lojistas, médicos, clínicas, prestadores de serviço, receptivos, ambulantes, garçons, guias, pousadeiros, comunidade e moradores”.
Rosemeri Peirão, é Educadora Física, Especialista em Fisiologia do Exercício. Mestre em Cineantropometria e Desempenho Humano, apresentou alguns eventos esportivos que serão realizados na Praia do Rosa no ano que vem. Entre os passeios e trilhas para serem feitos de bicicleta, um dos destaques foi o projeto Pedalando pela Vida. O evento já foi realizado em Gravatal e os participantes que apresentarem o comprovante de doação de sangue recebem uma camiseta de super-herói. “Estes atrativos atraem um público que viaja em família e amigos, voltados para atividades de qualidade de vida, e investem bastante na qualidade dos equipamentos, hospedagem e alimentação”.