Compartilhe
Um grupo formado por 15 empresários lourencianos de diferentes setores de atuação participou, nos dias 20 e 21 de outubro, de uma missão empresarial no município de Toledo, no Paraná. A agenda, que foi construída pela Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), oportunizou a troca de experiências e a apresentação de ideias inovadoras.
O roteiro na cidade paranaense iniciou pelo Biopark – área de mais de 5 milhões de metros quadrados que contempla, além do parque tecnológico, setores planejados para áreas residenciais, comerciais e industriais. O grupo também teve a oportunidade de conhecer em detalhes o centro de distribuição da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi – empresa que produz o medicamento genérico mais consumido do Brasil e é a maior fornecedora de medicamentos para o Governo –, o projeto de queijos finos do Biopark e a Fiasul – fiação com área fabril de 30 mil metros quadrados e produção/beneficiamento de 1,5 mil toneladas de algodão mês.
Na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), o grupo conheceu em detalhes o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) – ação de governança territorial regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações. Atualmente, 55 municípios fazem parte das ações do programa, que é formado por mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisa e tecnologia que atuam no território.
Hoje, o POD atua com sete Câmaras Técnicas (CTs) – ambiente dos pequenos negócios, educação, energias sustentáveis, infraestrutura e logística, inovação e conectividade, sanidade agropecuária e máquinas e equipamentos. A comitiva lourenciana também trocou informações sobre o 1° Fórum da Empregabilidade que foi realizado em julho pelo Programa Oeste em Desenvolvimento. Guardadas as proporções, hoje o Oeste de Santa Catarina e o Oeste do Paraná vivem a mesma realidade, ou seja, empresas em expansão e falta de mão de obra.
Donizete Martins foi um dos empresários que participou da missão. Para ele foi a oportunidade de conhecer dinâmicas e projetos inovadores. Segundo ele a visita mostrou que a união dos empresários, capitaneada pela associação empresarial, está mudando a região toda. “Foram dois dias de muita troca de ideias e conhecimento”, resume o empresário.
Fonte: Assessoria de Comunicação Acislo