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Setoriais, multissetoriais ou temáticos, os núcleos são formados por empresários do mesmo setor ou de setores diferentes, que se encontram para planejar ações coletivas e que lhes tragam vantagens no mercado. O surgimento dos núcleos setoriais remonta à Idade Média, na Alemanha, quando marceneiros, pedreiros, carpinteiros, entre outros profissionais conhecidos como artesãos, se reuniram para defender seus interesses. O trabalho deles era muito importante para a economia por isso os governos apoiaram a formação dos núcleos, que com o passar do tempo evoluíram para as Câmaras de Ofícios.
No Brasil, os núcleos setoriais foram criados a partir de 1991, com o projeto de cooperação entre a Câmara de Artes e Ofícios, de Munique e Alta Baviera, e as Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina (ACIs). Aqui, o modelo passou por mudanças para se adaptar à nossa realidade. Com os resultados positivos alcançados, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em conjunto com o SEBRAE, deu início ao Projeto Empreender, que dá suporte ao funcionamento dos núcleos em associações empresariais de todos os estados. Em Santa Catarina, o projeto é coordenado pela Federação das Associações Empresariais (FACISC) e, em Rio do Sul, pela ACIRS.
Os benefícios para quem participa dos núcleos são: ampliação da rede de contatos para geração de negócios; capacitações e consultorias com custos reduzidos; compras e vendas em conjunto; participação em feiras, missões e eventos com maior frequência e menos gastos; acesso a ampliação de mercado; marketing de rede; aprimoramento tecnológico de processos; melhorias na qualidade e produtividade, entre outros. “Fazer parte do núcleo me trouxe muito conhecimento e ótimas amizades. Conheci pessoas fantásticas que, talvez, a vida não colocaria no meu caminho. Pessoas de atitude, entusiastas, humanas e empreendedoras. O relacionamento com essas pessoas nos gera capacitação, no sentido mais amplo da palavra. Capacitação e relacionamento, é o que mais o associativismo retribui pra quem se doa!”, ressaltou Ari César Viapiana, do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE).
Na ACIRS existem atualmente 16 núcleos: Agências de Propaganda (NAPRO); Arquitetos; Eletro Metalmecânico (NEMM) – em parceria com o SIMMMERS; Jovens Empreendedores (NJE); Mulher Empresária (NUME); Prestadores de Serviço da Construção Civil; Recursos Humanos (RH); Concessionárias (NUCON); Gastronomia; Turismo e Hospitalidade (NUTUR); Inovação (NI); Informática (NIAVI); Imobiliário (NIMOB); Segurança do Trabalho (NST), Cooperativas e Instituições de Ensino. Na próxima semana a ACIRS irá abrir o Núcleo de E-commerce, considerando a demanda desse mercado crescente.
A integração entre os grupos é promovida pelo Conselho de Núcleos, que também articula ações de interesse coletivo. A meta da ACIRS é chegar a 20 núcleos até o ano de 2020. “A participação nos núcleos reforça os resultados da cooperação mútua, mas é preciso se envolver na execução do planejamento proposto pelo grupo. Além disso, os maiores benefícios do associativismo estão nos relacionamentos, que oferecem crescimento profissional e pessoal”, afirmou a diretora de Núcleos da ACIRS, Karine Sabino. Conheça mais sobre os núcleos da ACIRS no site www.acirs.com.br