Compartilhe
Representantes das associações empresariais da regional Extremo Oeste da Facisc, estiveram em agenda na última semana na regional da Celesc em São Miguel do Oeste, com o gerente regional Sandro Valmórbida.
O intuito do encontro foi progredir na mediação da melhoria do fornecimento de energia elétrica para a região Extremo Oeste, com entregas sem oscilação, singularmente nas áreas industriais e definir um plano de expansão da rede trifásica para toda a área rural desta região.
Ainda no final de 2022, um grupo de trabalho formado por diversos representantes das associações e lideradas pelo vice-presidente regional Maikel Frey, discutiram o assunto com Valmórbida.
A intenção com o novo contato é avançar nos planos e buscar apoio para mais orçamento para a região, visto que são necessários pelo menos mais 81,5 quilômetros de trifásica.
Tiago Loresni, ex-presidente da ACID de Descanso, que representa o grupo de trabalho desta pauta, destacou que o mercado está bastante aquecido e a falta de estrutura por vezes, faz com que se deixe de ampliar a produção por causa das oscilações, que geram prejuízos. Segundo ele, apesar dos indicadores da Celesc figurarem entre os melhores do país, Santa Catarina ainda precisa avançar neste sentido.
Valmorbida aproveitou o encontro para pedir apoio ao sistema para que casos isolados de oscilações sejam notificados pontualmente à Celesc para averiguação e análise a fim de resolver. Também comentou com os representantes a satisfação de que a agência voltou a ser gerência regional.
Em nível estadual, a Facisc trabalha agora junto ao governo e deputados para criar uma proposta de recursos a fim de ampliar o orçamento para a região com o objetivo de dar mais competitividade às mais de 28 mil empresas da região Extremo Oeste de Santa Catarina.
O pleito faz parte das prioridades de necessidades socioeconômicas da região, elencadas pela classe produtiva do Projeto Voz Única em 2022. A entidade tem atuado fortemente para integrar o sistema empresarial catarinense e juntos articular pleitos, identificar necessidades e tem pautado sua atuação na resolutividade através da geração de agendas positivas constantes. O encontro também foi acompanhado pela consultora de atuação regional da Facisc, Márcia Tonet.