Compartilhe
Na manhã de quinta-feira (11), a ACIOC, em parceria com o IEL, Fapesc, Inovale e FIESC promoveram no Polo Inovale, em Joaçaba, um encontro para apresentar aos empresários de Joaçaba e região Meio -Oeste, o “Programa Inova Talentos FAPESC/IEL”.
Na oportunidade, a gerente executiva do IEL, Eliza Coral, e a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk explicaram o funcionamento do programa e como ele pode beneficiar as empresas.
“O programa existe há mais de 10 anos e ajuda as empresas a atrair os melhores talentos para implementar projetos que exigem novos conhecimentos e competências, nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). E os resultados são tão bons que, além do desenvolvimento da empresa, 60% desses bolsistas, ao fim do projeto, acabam sendo incorporados no quadro de empregados”, explicou Eliza.
“A empresa terá um capital humano com potencial de talento renomado elevando o patamar de produtividade e lucros. Os interessados podem procurar a Fapesc ou o IEL e serão orientados sobre como fazer parte do programa” comentou Valeska.
Foram apresentados depoimentos de bolsistas participantes e de empresas, entre elas da empresa Triton Máquinas Agrícolas, por meio do empresário Márcio Luís Dalla Lana, que também é vice-presidente da FIESC (Centro Oeste) e da engenheira de produção, bolsista, Gabriela Gonzaga.
“Vai fazer um ano que a Gabriela está conosco como bolsista e seu trabalho tem somado muito. Ingressar no programa é uma ótima oportunidade de adquirir mão de obra qualificada e talentosa para desenvolver projetos, por isso incentivo para que os colegas empresários façam parte também”, convidou Márcio Luís Dalla Lana.
A realização do encontro em Joaçaba ocorreu por meio da articulação da ACIOC, que no início do mês entregou à Fapesc, um ofício assinado em conjunto com a FIESC Centro-Oeste, ressaltando que havia um número reduzido de empresas da região do Meio-Oeste de Santa Catarina, que submeteram projetos ao referido programa.
“Esse foi um dos primeiros eventos realizados pela nossa gestão e queremos cada vez mais estreitar o contato com as entidades para que possamos engajar mais empresas nesse movimento em prol da inovação, visando crescimento e competitividade”, afirmou o presidente da ACIOC, Fábio Lazarotti.
Saiba mais
O Programa Inova Talentos trata-se de um modelo inovador no qual a forma de contratação não é CLT e a atuação pode ser de até três anos. Podem atuar profissionais com formação: graduação, mestrado e doutorado, que são selecionados como bolsistas de acordo com os conhecimentos e competências necessárias para o projeto e recebem desenvolvimento comportamental e de carreira pelo IEL.
O IEL ajuda a empresa a definir o escopo do projeto e aprovar junto ao parceiro (CNPq, FAPESC ou IPT). Iniciada a parceria, o projeto será desenvolvido com o apoio de talentos qualificados, bem como, contará com a assessoria para o recrutamento, seleção, desenvolvimento e aculturamento destes talentos na companhia.