Compartilhe
Dando início à programação da Agenda Sustentável SC, a FACISC realizou nesta quinta (11/11) os primeiros seminários e oficinas do programa que pretende difundir o conceito de sustentabilidade no meio empresarial.
O Seminário de abertura do evento foi com Beatriz Burin e Sabrina Leme, representantes da Ashoka, uma das 20 ONGs mais influentes do mundo, que falaram sobre negócios e empresas cujo objetivo final não é o lucro, mas resolver um problema social. Somente em 2014, através da seleção de novos Empreendedores Sociais, a Ashoka beneficiou mais de 1 milhão de pessoas e milhões de hectares de conservação ambiental no ano. De acordo com as palestrantes, para cada família foram consideradas quatro pessoas beneficiadas e para cada comunidades e povos indígenas, 150 pessoas.
Tomás de Lara, CoLíder do Sistema B Brasil, empreendedor social, tecelão de redes por vocação, e consultor de negócios conscientes, também falou no evento sobre o Sistema B, um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. “Nosso objetivo é unir empresas que geram benefícios, que tenham as pessoas e a natureza como centro. Uma Empresa B não é um caminho, é uma direção. Sempre é possível melhorar.”, declarou o palestrante.
Yannick Rault, Cofundador da Abramar Incorporatora Ltda e única empresa catarinense certificada pelo Sistema B, apresentou o case do grupo Abramar que tem foco de atuação em lançamentos imobiliários e foi incluído no ranking de oito empresas no mundo que mantém a maior pontuação pelo compromisso com a sociedade e com o meio ambiente.
O Grupo desenvolve ações sustentáveis e pratica o Urbanismo Social que é um modelo de desenvolvimento urbano que envolve a todos e vai além de simples moradias, traz benefícios ambientais e mais qualidade de vida. É morar em comunidade. É ter escola, comércio e serviços na porta de casa. É morar perto do trabalho. E o desenvolvimento pessoal próprio e também dos seus filhos. É viver com dignidade. Em resumo, Urbanismo Social é o Princípio do Bem Comum.
O evento continua nesta quinta-feira e também no dia 19/11 em Blumenau com outros Seminários que abordarão os temas: Indicadores de Gestão Pública Sustentável, Novos Desafios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Gestão para a Sustentabilidade.
No período da tarde oficinas terão como temas: Investimento Social Privado: Marketing, Responsabilidade Social ou Comunicação Corporativa?, Como sua empresa pode lucrar com a Sustentabilidade; Como Fazer para tornar sua Cidade mais Sustentável, Captação de Recursos: Como alcançar a sustentabilidade financeira das entidades sem fins lucrativos, e a Conexão da Sustentabilidade à Gestão de Pessoas. Atitude Empresarial para Sustentabilidade: Como Engajar a sua ACI à Agenda Sustentável – exclusivo para executivos e coordenadores de núcleos das ACIs.
A AGENDA SUSTENTÁVEL:
Lançada em maio, durante a Expogestão, a Agenda é um Programa de Formação para a Sustentabilidade com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar os profissionais que atuam com responsabilidade social e Sustentabilidade dentro das organizações, disseminar ferramentas de gestão inovadoras e cases de sucesso, e formar uma rede de parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.
Divididos nos dias 11, 12 e 19 de novembro, os eventos terão com tema central o Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável, Indicadores para a sustentabilidade e a Gestão para a sustentabilidade, que serão detalhados e apresentados em Seminários e oficinas ministrados por especialistas nos assuntos.
A Agenda Sustentável tem o apoio técnico e parceria das empresas Projeta Planejamento e Marketing e Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade. Também são parceiros dos eventos: Ashoka, Envolverde, Editora Expressão, Federação Catarinense de Municípios, Fundação Fritz Müller, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Impact HUB, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Movimento Nós Podemos Santa Catarina, SEBRAE SC, Portonave, Sistema B, Hotel Slaviero Executive, Grupo Malwee, Associação Comercial e Indutrial de Blumenau (Acib) e Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo).
Inscrições gratuitas no site: http://facisc.org.br/
Programação:
11/11/2015 – Seminário e Oficinas Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável
Local: Auditório Sede Sebrae/SC (Rodovia SC 401, km1, lote 2 Parque Tec Alfa – João Paulo) – FLORIANÓPOLIS
Das 9h às 12h:
Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável (ASHOKA)
Empresas líderes nas novas forças econômicas: o movimento do Sistema B (Sistema B)
Case Sistema B (ABRAMAR)
Das 14h às 16h: Oficinas
Investimento Social Privado: Marketing, Responsabilidade Social ou Comunicação Corporativa? (PROJETA Planejamento e Marketing)
Como sua empresa pode lucrar com a sustentabilidade. (Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade)
12/11/2015 – Seminário Indicadores para a sustentabilidade
Local: Auditório Sede Sebrae/SC (Rodovia SC 401, km1, lote 2 Parque Tec Alfa – João Paulo) – FLORIANÓPOLIS
Das 9h às 12h:
Indicadores de Gestão Pública Sustentável (FECAM)
Novos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade)
Das 14h às 16h: Oficinas
Como fazer para tornar sua cidade mais sustentável. (Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade)
Captação de Recursos: Como alcançar a sustentabilidade financeira das entidades sem fins lucrativos. (PROJETA Planejamento e Marketing)
19/11/2015 – Gestão para a sustentabilidade
Local: Fundação Fritz Muller (Rua Iguaçu, 151 – Itoupava Norte) – BLUMENAU
Das 9h às 12h:
Gestão para Sustentabilidade (Fundação Fritz Müller)
Case Editora Expressão – Malwee e Portonave
Das 14h às 16h: Oficinas
Conexão da Sustentabilidade à Gestão de Pessoas (Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade)
Atitude Empresarial para Sustentabilidade: Como Engajar a sua ACI à Agenda Sustentável (FACISC)
Veja a programação completa no link: https://goo.gl/DvYljr