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Numa parceria entre a Prefeitura de Galvão, o Programa Cidade Empreendedora, a ACIG (Associação Empresarial de Galvão), a Sala do Empreendedor – Sebrae, o Núcleo da Mulher Empreendedora e a Facisc (Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina), empresários de Galvão tiveram a oportunidade de participar de um Bate Papo de Negócios na última terça-feira, 23/11, no auditório do Centro cultural Roberto Kusonoski.
O evento contou a participação de três empresários de segmentos diferentes com destacada atuação na região, com o propósito de compartilhar experiências e servir como inspiração para o dia a dia empresarial fortalecendo o empreendedorismo a inovação no município.
Além dos painelistas e parceiros, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o prefeito municipal Admir Edi Dalla Cort que destacou a importância de momentos como este que integram e oportunizam conhecimento ao empresário, e reconheceu a importância da classe empresarial e da participação no desenvolvimento sustentável do município.
O jovem empresário Kauê Chicoski, de Pato Branco, do Grupo Chicoski, que possui uma rede de alimentação com as empresas Bodegueiro, Café da Praça, Patô Lancheria, Mister Crepe, entre outras, foi um dos convidados e contou como iniciou a carreira, dos sonhos da família em seguir medicina, à opção pessoal em empreender e profissionalizar o negócio da família.
Kauê abordou sobre a sucessão e a importância dos jovens aprenderem fora do ambiente empresarial familiar para depois assumirem os negócios da família, da formação e investimentos em capacitação focada no segmento que atua e da participação no núcleo de jovens empresários, associações e sindicatos, como forma de relacionamento, geração de negócios e busca por resultados.
A empresaria de Xanxerê da Ya! Live, Moda e Comércio Feminino, Keithi Spindola trouxe elementos focados para o setor do varejo lojista, fazendo provocações acerca da coragem de assumir posicionamento, da necessidade da geração de conteúdo e presença digital e confirmou que o consumo está em toda parte, que apesar da loja física estar numa pequena cidade como Galvão, o mundo todo é potencial consumidor da sua marca.
Keithi salientou ainda as dificuldades iniciais e a falta de coragem de se expor e que ainda diariamente se desafia, mas que o retorno financeiro e o crescimento pessoal com este posicionamento compensam muito. Ela sugere que o varejista saia da zona da espera de que o cliente entre na sua loja, ou do uso da tradicional vitrine e incentiva o uso dos recursos de busca e contato com o consumidor, exemplificando que. tudo que posta nas redes sociais, acaba vendendo. Sugeriu ainda que se comece com o que tem, arriscando-se nesse formato novo e que busque se capacitar, aprender, sem medo de errar, considerando que consumir e gerar conteúdo virtual é fundamental para aprender e vender mais. Ela também alertou sobre a importância do lojista se desapegar do estoque que não vende e validar o que o consumidor consome.
Já o empresário Jair Visoli, o empreendedor de São Lourenço do Oeste, do grupo Visoli, empresário do ramo da construção civil com a Rede de Construção e da Gregos Cervejaria, que iniciou como empresário em Galvão em 1984, contou como fez a jornada de crescimento, resgatando que as equipes e seus gerentes é que fazem o sucesso do seu negócio.
Ao reconhecer o trabalho da equipe, Visoli citou que opta em tratar todos como se fossem da família, dá oportunidades e cobra resultados, exemplificou que reúne diariamente o time para definir metas e ações e não abre mão de dar autonomia aos mesmos garantindo que isso faz manter o engajamento e não tem rotatividade. Ele reforçou que é obrigatório que o gestor se capacite antes do colaborador, que forneça treinamentos específicos dentro e fora da empresa, mas que esteja junto, participando e sendo melhor que sua equipe. Reiterou também que o empresário precisa sair do operacional e atuar no estratégico e ser descentralizador, demonstrando ser esse o grande diferencial que faz o crescimento do grupo em relação a gestão.
O empresário também contou do novo empreendimento numa área diferente da que tinha conhecimento quando empreendeu na área de alimentos com a cervejaria. Para tanto ressaltou que contratar assessoria e estudar o mercado é fundamental para qualquer negócio, seja grande ou pequeno. Também sugeriu que o empresário faça sua parte com profissionalismo e que participe das entidades, seja propositivo para ações necessários ao desenvolvimento local e salientou que reclamar não ajuda.
O evento contou com a participação de mais de 70 empresários locais e do vizinho município de Jupiá, que puderam buscar inspiração para seus negócios ou para novos empreendimentos e foi mediado pela consultora de atuação regional da Facisc, Márcia Daniel Tonet.