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Pensar fora da caixa e se diferenciar no mercado. Essas foram as principais lições deixadas pelos empreendedores Fabio Redin, CEO do Grupo Madre, e Karen Raquel, fotógrafa e criadora da Monocromáticas, durante a segunda edição deste ano do evento Bumerangue de Ideias. A iniciativa foi do Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e ocorreu nesta semana.
Karen e Redin relataram suas trajetórias e falaram de diversos aspectos que contribuíram para os negócios prosperarem. Karen iniciou o projeto Monocromáticas há seis anos, com a intenção de proporcionar a qualquer pessoa um ensaio fotográfico. “Eu vim de Itá, não conhecia ninguém em Chapecó e não sabia como divulgar o meu trabalho com fotografia. Comecei fazer arquitetura, fui até o sexto período. Quando parei a faculdade e foquei no que eu realmente gosto e acredito aconteceu uma reviravolta”, relatou.
A Monocromáticas surgiu a partir da criação de uma conta no Instagram. “Comecei a postar fotos aleatórias e sentia falta de registrar as pessoas como elas realmente são. Então, veio a ideia de trabalhar com mulheres, algo mais artístico”, contou. Hoje, Karen faz ensaios todos os dias em Chapecó e em diversas cidades brasileiras e está com a agenda fechada para um ano. “Cheguei num patamar que eu nunca imaginava porque faço o que acredito. Para a empresa ter sucesso é preciso pensar nas pessoas e pensar fora da caixa”, enfatizou.
Redin atuava em uma empresa, saiu e fez uma viagem para a Europa. No retorno, trabalhou em outras organizações com padronização de processos, até fundar a Madre Consultoria, em 2004, com o objetivo de buscar independência financeira. “Meu mindset foi ter saído do Brasil e, na volta, ter me relacionado com pessoas com mais experiência”, relatou.
Da sua trajetória de vida, Redin citou que levou de positivo a agressividade nos negócios. “Eu faço as coisas acontecerem”, destacou. Para ele, todo negócio precisa ter um viés comercial. “Todo mundo tem que saber vender”, frisou, ao acrescentar a importância da jornada. “Os erros e acertos trazem crescimento. Estejam perto de quem já passou por isso e de pessoas com mais experiências que as suas”, orientou.
BUMERANGUE DE IDEIAS
O Bumerangue de Ideias tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre nucleados e profissionais de destaque no meio empresarial. Com perguntas pré-definidas pelos nucleados aos empresários convidados, o evento visa promover a socialização de trajetórias de vida pessoal e profissional para inspirar e levar conhecimento aos jovens empreendedores.
O coordenador do NJE, Vicente Machado da Rocha, realçou que o Núcleo possui aproximadamente 80 integrantes. “Quando assumimos a coordenação nossa meta era conseguir engajar o maior número de pessoas e todos estão dando sua contribuição. O NJE é um exemplo para o Estado e não poderia ser diferente, pois Chapecó é um lugar de gente trabalhadora e de pessoas prósperas. Somos um reflexo do ambiente onde estamos inseridos. A ACIC também, nos seus 75 anos, tem feito um trabalho extraordinário à frente do empresariado chapecoense”, salientou.
Vicente ressaltou que alguns dos pilares do NJE são desenvolver a liderança, o networking e a conexão de pessoas. “Queremos transformar o Núcleo num verdadeiro ecossistema de troca de ideias e de ajuda mútua e acredito que estamos conseguindo. O Bumerangue de Ideias é um exemplo disso”. Durante o evento, também foram apresentadas a missão, visão e valores do NJE.