Compartilhe
Na noite desta terça-feira (10), a coordenação do Núcleo das Construtoras, Imobiliárias e Afins da ACIT/CDL Tijucas realizou uma reunião com o Poder Público municipal com o objetivo de apresentar o trabalho realizado pelo setor da construção civil na cidade e para apresentar algumas demandas do segmento.
A reunião contou com a presença do Prefeito Eloi Mariano Rocha, do Vice-prefeito e Secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos, Adalto Gomes, das presidentes da ACIT e da CDL Tijucas, Luciene Jacomossi de Souza e Marlise de Pinho Pacheco, respectivamente, do Diretor Secretário da ACIT, Dr. Rogério de Souza, do Coordenador do NCI, Jaison Pedro José de Pinho, e de representantes do setor de fiscalização de obras da Prefeitura de Tijucas.
Entre as demandas apresentadas pelo núcleo estão a melhoria no atendimento ao setor, informatização de protocolos, maior agilidade na emissão de documentos e desburocratização de processos que envolvem o segmento. Diante das solicitações, a Prefeitura de Tijucas comprometeu-se analisar seus procedimentos e verificar as possibilidades de aprimorá-los.
Construção civil em Tijucas
Na ocasião, a coordenação do NCI aproveitou para apresentar alguns números relativos à construção civil no município. O setor, de acordo com Jaison Pedro José de Pinho, movimenta montante considerável de recursos em impostos para os cofres do município. Como exemplo, apenas através do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no primeiro semestre desse ano, houve arrecadação de mais de R$ 450 mil.
Além disso, é claro, envolve o pagamento por serviços como emissão de certidões, taxas de alvará, taxas de demolição de obras, IPTU, entre outros, além de contribuir significativamente para a geração de empregos diretos e indiretos.
Texto: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT Tijucas) / Fotos: NCI