Compartilhe
Em agenda pela Regional Noroeste na sexta-feira (21), o presidente eleito da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, finalizou o roteiro na Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo). Durante o dia ele visitou também as associações de Coronel Martins, Galvão e Jupiá.
Entre os objetivos da agenda, o principal foi alinhar com as lideranças da região as necessidades e demandas locais para serem incluídas no planejamento da Federação, o qual será feito até dezembro. Além de ouvir as demandas, Alves aproveitou a agenda para mostrar quais são as intenções da diretoria eleita. “É um compromisso que eu assumi com todas as associações e associados. Vamos promover uma gestão participativa e voltada a todos, com especial atenção ao pequeno empresário”, afirmou.
Ele não negou que a gestão será um desafio, mas disse que a Federação é forte e robusta e, por isso, permitirá a promoção do desenvolvimento econômico regional, municipal e dos associados. Lembrando que passou pela Secretaria da Fazenda do Estado e a presidência da Celesc, o presidente eleito falou que vai aproveitar essa experiência em favor do empresariado catarinense. “É um trabalho voluntário e de doação daquilo que a gente acumula ao longo da vida”, resume.
Alves disse que retorna com importantes reivindicações das associações e dos associados. “É o momento de escutar e receber sugestões para a melhoria”. Considerando o roteiro já executado, o presidente eleito da Facisc disse que em torno de 65% das demandas fazem referência à área da infraestrutura. O restante envolve, por exemplo, saneamento, energia e educação. “São bandeiras que a Facisc vai apoiar e defender perante os órgãos públicos”, garantiu.
Para o presidente da Acislo, Deni Luciano Boito, a presença do presidente eleito da Facisc na regional demonstra o compromisso com o desenvolvimento do associativismo. “Semanalmente participamos de encontros virtuais com a diretoria da federação e um dos pedidos dos presidentes de ACIs é justamente isso, ou seja, que a Facisc esteja mais próxima da base. Havia esse compromisso e a gente vê que está sendo cumprido”, observa.
Boito acredita que isso, na prática, fortalece os vínculos entre ACIs e Facisc. “A gente sempre teve um bom relacionamento e o desejo é para que isso se mantenha. O fato dele estar ouvindo todas as associações nos mostra que vai ser uma gestão plena e eficiente”, disse concordando que a Facisc precisa abraçar as entidades associadas, especialmente as menores e as que estão no interior.
Pleitos
Na questão de pleitos, a Acislo, através dos membros do conselho superior e da diretoria, observou algumas situações estratégicas e importantes para o desenvolvimento da região. O destaque foi para a área da infraestrutura, envolvendo rodovias e energia elétrica. “Tivemos a oportunidade de fazer cobranças pontuais, mas a gente quer que a Facisc realmente seja atuante nas nossas cobranças junto aos órgãos de governo”, finaliza Boito.
Comitiva
Alves cumpriu a agenda na regional Noroeste acompanhado pelo presidente do conselho superior da federação, Ernesto Reck, diretor de turismo, Jandir Bortoluzzi, conselheiro fiscal suplente, Deni Luciano Boito, vice-presidente Regional Noroeste, Igor Vissoto, superintendente institucional, Gilson Zimmermann, e a consultora de atuação regional, Marcia Tonet.