Em Rio do Sul, fundador da Chilli Beans ressalta a importância do fortalecimento da marca para o sucesso do negócio




Um empresário de sucesso, com uma história que, sem dúvidas, serve de inspiração para empreendedores iniciantes ou, até mesmo, para aqueles com seus negócios já consolidados. Esse é Caito Maia, fundador da Chilli Beans e convidado especial da edição on-line do InovaRSL Summit de 2020.

Na noite de segunda-feira, dia 7, em pouco mais de uma hora de conversa mediada pela analista do Sebrae/SC, Ana Paula, ele destacou pontos relevantes da sua trajetória empreendedora, marcada por mais de 20 anos de trabalho. E para iniciar, a primeira dica que Caito trouxe para quem acompanhou o bate-papo estava relacionada ao fortalecimento da marca.

“Independente do setor, tem que haver um ponto de atenção com a marca. As pessoas, desde o começo, têm que ter a consciência de que é preciso investir nesse fortalecimento, o que vai dar mais valor agregado, mais margem e controle do negócio. Quando criei a Chilli Beans eu entendi a importância da marca e comecei a me diferenciar no mercado”, ressaltou.

O comportamento da empresa diante da pandemia do coronavírus foi outro assunto em destaque. Apostando em tecnologia, com lançamento de um site com recursos inovadores, por exemplo, e com a implantação de novo plano de ação, voltado também aos óculos de grau, os resultados foram de forte crescimento dos negócios.

“Foram 10 meses marcados por muito trabalho e os números mostram que valeu a pena. Em agosto, a gente conseguiu empatar o faturamento do ano passado. Em setembro crescemos 10%, em outubro 13% e novembro 9%. Estamos muito contentes por poder dizer que conseguimos evoluir e crescer, mesmo com a pandemia”.

Respondendo à pergunta do Jardel Antunes, de Rio do Sul: “quais as dificuldades do começo e as estratégias que alavancaram a marca?”, ele destacou o processo de aprendizagem e de evolução.

“Quando eu comecei com a Chilli Beans só se vendia óculos em ótica, tudo muito fechado. Então a dificuldade o que era? A credibilidade e o fluxo de caixa. Então, quem está começando tem que ter a consciência de que todo mundo passa por um processo, e esse processo faz parte de um aprendizado, onde você está evoluindo como profissional e ser humano. Ou seja, a gente combateu tudo isso com criatividade”.

Para Caito, o segredo do sucesso da marca que ele lidera está também na aplicação prática de um plano de ação que ele denomina como Plano dos Três Rs. 1º R: revelar pessoas, investir na equipe e fazer com que ela apresente o produto com amor. 2º R: reciclar a marca, investindo no fortalecimento do negócio. 3º R: recriar a história da marca, dando sempre muito valor ao produto.

Para encerrar, emocionado, ele destacou a experiência que teve nos cinco dias em que ficou internado por causa da Covid-19 e deixou um apelo.

“Tomem muito cuidado que isso aí não é brincadeira. Eu peço a todos que no Natal, no réveillon e no verão não relaxem, por que estamos passando por uma situação que é muito mais forte do que a gente imagina. O que eu passei quando estive no hospital não desejo pra ninguém. O ano de 2020 foi sim muito sofrido, mas ele também nos ensinou muita coisa. Que a vacina chegue logo e que possamos fazer um 2021 maravilhoso”.

Para os integrantes dos Núcleos de Inovação, Arquitetos e Tecnologia da Informação da ACIRS, para o Sebrae e para o CINF, que foram os organizadores e parceiros do evento, o resultado é considerado um sucesso. Na manhã desta terça-feira, dia 8, 12 horas depois do início da palestra, a quantidade de visualizações no YouTube do Sebrae Santa Catarina chegava a quase mil.

“Avaliamos essa 2ª edição do InovaRSL Summit como uma experiência muito produtiva. Queremos agradecer o Caito por dividir conosco de forma descontraída a sua história incrível de sucesso e a todos que prestigiaram. Lembrando que a palestra está disponível nos canais do YouTube do Sebrae e da ACIRS. Com certeza, vale muito a pena conferir”, destaca Ana Paula.