Compartilhe
O prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco, o secretário de desenvolvimento econômico, Wagner Simioni, e o secretário de finanças, Enori Bolsi, participaram nesta quinta-feira, dia 27, da reunião mensal da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC). Na oportunidade, Pacheco falou sobre as ações desencadeadas pelo Poder Público Municipal para a promoção do desenvolvimento econômico local. A abertura do encontro foi feita pelo presente da ACIC, Márcio Zanatta, que agradeceu a presença do prefeito e do secretário.
O secretário de desenvolvimento econômico, Wagner Simioni, explanou sobre as tratativas da Administração Municipal para proceder a abertura da nova área industrial. O local está definido – será na Vila Jacob Biezus. A ideia é proporcionar aos investidores terrenos maiores ( 10 mil a 35 mil m²). A Prefeitura está avançando nas tratativas para criar esse novo espaço destinado à expansão da atividade industrial.
Uma das prioridades da atual administração é a criação da terceira pista na Rua Senador Attilio Fontana. A Obra deverá começar em breve e custará cerca de R$ 14 milhões. Conforme Wagner Simioni, a Prefeitura teve que refazer o projeto e os investimentos serão bem maiores que estavam previstos pela administração anterior. O objetivo é dar mais fluência ao trânsito em direção à SC-283.
Ainda na área de infraestrutura, a administração municipal tem a intenção de investir na duplicação da Rua Tancredo Neves (trecho que compreende a Cordial Fiat até o trevo da BR-153). O primeiro trecho da mesma rua foi revitalizado (com a criação de uma terceira pista). A finalidade é dar mais agilidade ao trânsito nessa importante região da cidade.
A Prefeitura de Concórdia também contratará o projeto que visa a criação do Contorno Viário Sul. Segundo o secretário de desenvolvimento econômico, Wagner Simioni, essa é uma necessidade, projetando o futuro da cidade. O projeto apontará como será o traçado desse contorno, que terá mais de 20 quilômetros no total. Dirigentes ACIC aproveitaram a oportunidade e apresentaram sugestões à administração municipal sobre esse tema.
Ainda no campo das pavimentações asfálticas, Simioni informou que existem 34 obras para serem inauguradas e comentou sobre o asfalto rural, que contempla trechos de acessos a quatro comunidades: Terra Vermelha, Gasperini, Pinhal e Sede Brum.
Outros investimentos
Durante as explanações, o secretário de desenvolvimento econômico, Wagner Simioni, falou também sobre a revitalização da calçadão, Reforma do antigo Senai, criação do Centro de Empreendedorismo e Inovação, criação da Sala do Empreendedor, Incentivos Econômicos (horas máquinas), aprovação da Lei do Horário Livre para o Comércio, Lei de Incentivo à Inovação, Plano Municipal de Turismo, Mapeamento de fontes termais, Viabilidade de área para o novo Parque de Exposições e Expo Concórdia.
Números do Município
Ao final da reunião, o prefeito Rogério Luciano Pacheco, apresentou números sobre a economia do município, destacando o equilíbrio das contas públicas e explicitando aos diretores da ACIC o montante que a administração municipal tem disponível em caixa. Alguns diretores da Associação Empresarial de Concórdia voltaram a solicitar ao prefeito apoio para que as vias marginais da BR-153 sejam pavimentadas, fomentando o desenvolvimento nesta região.
Por fim, foi apresentado um vídeo institucional, enfocando a força da atividade industrial de Concórdia. O material foi produzido por solicitação da ACIC. O objetivo é mostrar as potencialidades que Concórdia tem, atraindo assim novos investidores, comprovando que a cidade é um campo fértil para o desenvolvimento, tendo espaço para para crescer e mão de obra qualificada para as empresas.