Em Joinville, Associação Empresarial conclui obras em nova ala do Hospital Municipal São José




A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) concluiu ontem, 23, a etapa de auxílio na conclusão de 53 novos leitos de internação no Hospital Municipal São José. A ala com o nome do médico João Schlemm vai atender pacientes com a Covid-19. Nestes dias, serão instalados os móveis sob medida em dois postos de enfermagem e setor administrativo, novas macas, área de descarte de resíduos entre outros acabamentos. Todos os quatros têm banheiros, ar condicionado e janelas que permitem a luz natural do sol.

“Nós contribuímos com a mão de obra para a execução da infraestrutura e doamos o material usado na rede de cobre para oxigênio, elétrica, tecnologia da informação e hidráulica. Também conseguimos as pias, torneiras, registros e fizemos toda a pintura”, destaca o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli. O valor investido não foi revelado. “Neste momento importa a ação realizada para o bem comum da sociedade que vai usar o hospital público”, disse.

A ala de internação passou por demolição e ampliação de espaço. “Deslocamos 15 profissionais pelo período de dois meses para essa conclusão emergencial em prazo apertado”, destaca o vice-presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, do setor de construção civil e, complementa: “As melhorias que fizemos foi com a participação de empresas associadas”.

Segundo o secretário da Saúde, a previsão de inauguração é maio, e no total serão 100 novos leitos em todo o hospital. “Essa parte superior faremos a entrega oficial na segunda semana de maio. O local será para pacientes da Covid e depois da pandemia se tornam o novo setor de ortopedia, a principal especialidade do nosso hospital”, antecipa.

Empresas associadas que auxiliaram

Roma Construtora e Incorporadora; Rôgga Empreendimentos; Empreiteira de Mão de Obra Berg Ltda.; Construtora Hora Certa; Tintomax Comércio de Tintas; Docol Metais Sanitários Ltda.; Multiseg Equipamentos de Segurança; Cobresul Metais Ltda.; Copper Indústria e Comércio de Vergalhões Eireli; Perville Engenharia e Empreendimentos

Doações

Ainda continua aberta a conta de arrecadação para ações voltadas ao enfrentamento à Covid-19. Para doar, é necessário fazer transferência para o Banco Sicredi 748; Agência 2602; Conta Corrente 17391-6.

Ações da ACIJ no combate à Covid

– 1000 macacões entregues para a Secretaria Municipal da Saúde;

– 2 respirados de ar entregues ao Hospital Municipal São José;

– 1 respirador de ar portátil entregue para a Secretaria Municipal da Saúde;

– 3.050 cestas básicas doadas para Secretaria Municipal de Assistência Social;

– 100 quilos de filamentos PLA doados ao Fab Lab Joinville para impressão 3D de 1,2 mil máscaras (face shield), distribuídas em hospitais e órgãos de segurança como PM e CBVJ;

– 100 colchonetes adquiridos para as macas do hospital;

– chegada de 150 mil máscaras até fim do mês, sendo 50 mil para profissionais que atuam com pacientes infectados pela Covid-19 e as outras 100 mil para a Secretaria Municipal de Saúde;

– aquisição de uma tonelada de TNT SMS para confecção de 550 mil máscaras, material chega fim do mês.

– Central de Triagem anexa a Associação Atlética Tupy;

– 53 leitos do Hospital Municipal São José.