Em Criciúma, Acic e Núcleo Operacional Peiex Unesc fortalecem parceria




A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu, nesta terça-feira (4/8), a equipe do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Unesc para estreitamento de laços e alinhamento de novas estratégias de aproximação entre as organizações.

Criado e executado por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex – Brasil), com foco no desenvolvimento do potencial inovador e exportador da região Sul, o Peiex já atendeu ao longo do seu primeiro ano de atividades 74 empresas, oferecendo todo o suporte para suas inserções no mercado internacional.

A intenção do Núcleo Operacional que atua com o projeto na Unesc, sob liderança do coordenador Júlio César Zilli, é aproximar as empresas associadas da Acic do programa, assim como as empresas já atuantes do núcleo da entidade empresarial.

O encontro desta semana, conforme Zilli, foi produtivo para apresentação completa do trabalho do Programa de Qualificação para Exportação para a equipe da Acic. “A Associação, por meio da diretora executiva Maria Julita Volpato, já faz parte do nosso Conselho Consultivo e acompanha de perto nossa atuação. A convite dela, apresentamos o trabalho à toda a equipe e pudemos trocar ideias para possibilitar que os associados da Acic possam participar como empresas nucleadas do Peiex e que as que já estão nucleadas conosco possam também usufruir dos serviços oferecidos pela Associação, assim como fazer parte dela futuramente”, explicou.

A aproximação, para o coordenador, representa um passo muito positivo para o Núcleo. “É um contato bastante importante para o Núcleo Operacional, já que a Acic representa o empresariado da região. É uma via de mão dupla e temos certeza de que temos muito mais a contribuir uns com os outros”, salientou Júlio.

Fortalecimento das empresas
“É muito importante para a região Sul ter um Núcleo da Apex – Brasil conduzido pela Unesc, um programa totalmente gratuito, que auxilia as empresas a iniciarem o seu processo de exportação. Esse trabalho fortalece e gera competitividade às empresas, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da nossa economia. A Acic também presta um serviço às empresas exportadoras sendo uma credenciada para a emissão do certificado de origem, documento que atesta a origem das mercadorias, e permite que os preços dos produtos brasileiros se tornem mais competitivos”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Como participar
Os interessados em conhecer melhor as possibilidades oferecidas pela Apex-Brasil por meio do Núcleo na Unesc podem acessar mais informações por meio do telefone (48) 3431-4516, pelo e-mail peiex.criciuma@unesc.net ou pelas redes sociais @Peiex.criciuma no Instagram ou Peiex Criciúma no Facebook.

Com informações de Mayara Cardoso – Agência de Comunicação da Unesc/ AICOM – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic