Compartilhe
Proporcionar conhecimento sobre gestão de pessoas, trocar experiências com profissionais que possuem expertise no setor e proporcionar networking. Esses são alguns dos objetivos do “Gente, Gestão e Resultado”, promovido pelo Núcleo de Gestores de Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Nesta terça-feira (18), ocorreu o lançamento da 2ª edição do evento, na Sancon, com palestra da psicóloga e coach Gabrielle Weber, que explanou sobre “O novo HR: tornando o RH um pilar estratégico na organização”.
Gabrielle salientou que o “negócio” do setor de RH foram, são e sempre serão as pessoas. “Indiferente do cenário que existir no mundo, nós trabalhamos para as pessoas. A nossa área existe para pessoas”, frisou. Porém, observou que o RH precisou se reinventar e que o processo foi acelerado com a pandemia. “O RH teve que aderir a uma nova mentalidade. É preciso adaptar-se com as mudanças e evoluir com isso. O RH necessitou sair do papel de coadjuvante e assumir a posição de protagonista. Somos uma área estratégica dentro da empresa e precisamos ser vistos assim. Isso está relacionado ao posicionamento, requer proatividade, conquistar o seu espaço e mostrar o seu valor dentro da organização”. Os profissionais desse setor precisam também conhecer a estratégia do negócio, apoiar a transformação digital, repensar as práticas organizacionais e fazer as pessoas caminharem na mesma direção para atingir os objetivos de acordo com a estratégia do negócio.
Para ser estratégico, a psicóloga, que também é especialista em Desenvolvimento Humano e em Comportamento e Gestão de Pessoas, reforçou que é necessário planejar ações que fortaleçam a cultura e os objetivos da empresa, olhar para resultados, ter indicadores definidos da área que sejam convergentes com o negócio e se posicionar com dados. “O RH estratégico é protagonista em temas decisivos para o empreendimento, como a gestão de mudanças, a gestão de talentos, o desenvolvimento de lideranças e a avaliação de performance. Sabemos que aprender a fazer mais com menos se tornou uma realidade nas empresas e o RH tem papel importante nesse cenário”.
Gabrielle também falou de alguns desafios do setor de gestão de pessoas nas empresas. Entre eles estão a atração e retenção de talentos e a mudança nas expectativas dos profissionais. “As pessoas querem flexibilidade e liberdade, buscam por propósito e pertencimento, observam a reputação da marca, o ambiente de trabalho, o crescimento rápido e os benefícios flexíveis”, sublinhou. Além disso, é preciso criar condições propícias de união e acolhimento. “O RH humanizado coloca o colaborador no centro, tem comunicação acessível e escuta ativa, cultura de feedback, fortalece o desenvolvimento profissional, mostra o propósito no trabalho, reconhece, recompensa e usa a tecnologia como aliada”.
A psicóloga destacou que a tecnologia vem para deixar o RH mais leve, para desburocratizar e para que os profissionais do setor possam otimizar o tempo para melhorar a experiência das pessoas. “Mais do que nunca o RH precisa ser assertivo na gestão do capital humano, pois vivemos uma era de escassez de profissionais no mercado e de desafios na gestão das diferentes gerações. O futuro do RH está atrelado à humanização e à tecnologia para aprimorar os processos do setor e torná-lo ainda mais estratégico”, finalizou.
SOBRE O “GENTE, GESTÃO E RESULTADO”
O evento será realizado no dia 24 de outubro, das 18h30 às 22 horas, no Salão Nobre da Unochapecó. Neste ano, a temática será “Gente, gestão e resultado ágil”, com três palestras: com o mestre em Indústria Criativa e doutorando em Administração Cláudio Junior Oliveira; com o sócio da GR Gestão para Resultado, gerente de sucesso do cliente em projetos estratégicos de RH na Gupy, doutorando em Psicologia Focada em Inteligência Artificial, RH Ágil e Cultura Halison Chaves; com a supervisora de desenvolvimento de RH na Coopercarga, psicóloga Marinez Grotto, e com o gerente corporativo de RH na Coopercarga, administrador de empresas Paulo Rogério de Andrade.
A coordenadora do Núcleo de Gestores de Pessoas da ACIC, Rafaela Dahmer, realçou que a iniciativa é uma oportunidade para aprender e trocar experiências. “O evento também busca fortalecer o Núcleo de Gestores de Pessoas, reconhecer o Núcleo como referência em gestão de pessoas e possibilitar aos nucleados, associados e comunidade em geral oportunidade de desenvolvimento profissional”.