Em Chapecó, Neivor Canton é eleito Empresário do Ano 2022




“Receber esse reconhecimento da sociedade empresarial de Chapecó é uma honra, especialmente por poder compartilhar esse momento com dois ilustres e renomados empresários. Divido por três essa honraria”. Com essas palavras o presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), Neivor Canton, agradeceu o reconhecimento de ser eleito Empresário do Ano 2022 e ter recebido o Troféu Nelson Galina. A 30ª edição do evento, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), aconteceu nesta semana no Clube Recreativo Chapecoense (CRC).

A lista dos três empresários mais votados foi composta por Canton, pelo empresário do ramo das comunicações e do setor hoteleiro, Alfredo Lang, que dirige o Grupo Condá de Comunicação, e pelo proprietário do Grupo Eko’7 Brasil, Paulo de Souza.

Canton disse que a noite ficará marcada em sua trajetória. “Com certeza o mais difícil improviso que já tive que encarar”, sublinhou. Relatou que é cooperativista, filho de um casal de pequenos produtores rurais. “Desde cedo me dediquei ao agronegócio. Cheguei em Chapecó há 16 anos, integrando movimento cooperativo no setor do agronegócio. Sei da responsabilidade desses negócios. Quando ingressei no cooperativismo, passamos a buscar o resgate da autoestima dos pequenos produtores rurais, cuja dificuldade era notória para alcançar os mercados. Tivemos décadas de êxodo e nós tínhamos a visão e a responsabilidade de mudar essa realidade”, frisou.

O presidente da Aurora Coop destacou, ainda, o compromisso com a comunidade e com a geração de empregos. “Temos 40 mil carteiras assinadas e possuímos, na base das nossas 11 cooperativas filiadas à Cooperativa Central Aurora, 72 mil famílias, na sua grande maioria com uma média de 15 hectares de terra, nas quais também precisamos construir a perspectiva de sucessão nesses empreendimentos rurais”. Canton também comentou que sempre há desafios. “Mas com a nossa força, vontade e cooperação sempre venceremos”.

Neivor Canton é natural de Ipumirim, tem 68 anos e uma intensa trajetória no cooperativismo. Foi presidente da Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), presidiu a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), foi vice-prefeito e prefeito de Ipumirim, presidente da Federação Catarinense das Associações de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) e possui graduação em Direito e especialização em Direito Tributário e em Direito Administrativo.

A outorga do Troféu Nelson Galina tornou-se um dos momentos mais importantes do calendário anual de eventos porque foi inspirada no desejo de homenagear lideranças de todos os setores da atividade humana: grande, pequeno ou microempreendedor. O presidente da ACIC, Lenoir Antonio Broch, assinalou que o evento representa a mais justa e expressiva homenagem ao principal agente econômico da sociedade. “O empresário cria riquezas, sustenta empregos, gera receita tributária, dinamiza, amplia, fortalece e faz crescer a economia”. Também expôs algumas ações da ACIC que buscam o desenvolvimento do Oeste e fortalecimento e ampliação dos negócios.

A solenidade do Empresário do Ano 2022 foi transmitida pelos canais da ACIC no Youtube e do Facebook da ACIC. O evento teve como patrocinadores a Gamatec, Dome Consultoria Empresarial e Imobiliária Nostra Casa. São patrocinadores da ACIC: Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Grupo Eko’7, Sicoob MaxiCrédito, Sicredi, Unimed Chapecó e Unicred.