Compartilhe
Explanar sobre as necessidades do mercado, a realização de vendas com negociações assertivas e a precaução à inadimplência. Esses foram objetivos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) ao promover, nesta semana, a palestra “A análise de crédito como estratégia de sucesso da performance financeira empresarial”, com a gerente de contas estratégicas do Boa Vista SCPC, Mirian Fofonka.
De acordo com Mirian, uma política de crédito bem definida é o que assegura uma venda mais segura. Para isso, as empresas podem utilizar ferramentas para auxiliar na gestão e na análise de dados. A ACIC, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), disponibiliza aos associados o Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Mirian explanou sobre os benefícios de ter a ferramenta na empresa para aprimorar e facilitar a gestão, contribuindo para o crescimento e fortalecimento dos negócios. O Boa Vista SCPC é um dos mais completos e importantes bancos de dados de consumidores e empresas do País. Trata-se de um sistema de consulta para análise de crédito que fornece informações rápidas, integradas e com segurança para todas as etapas do negócio.
Entre as vantagens de utilizar a ferramenta estão a análise e concessão de crédito, prevenção à fraude, renegociação de dívidas e cobrança e redução da inadimplência. A solução contribui também para a prospecção de clientes, com identificação, fidelização e construção de relacionamentos de longo prazo, e para gerenciamento, com o monitoramento do comportamento de clientes.
O Boa Vista é precursor do Cadastro Positivo, um banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. “Desde a sua entrada em vigor em julho de 2019, o Cadastro Positivo beneficiou 4 milhões de consumidores e empresas, que foram incluídos no mercado de crédito depois de começarem a fazer parte do banco de dados. A ferramenta já comprovou seu potencial de inclusão financeira e demais benefícios previstos em sua implementação. Mais de 140 milhões de cadastros de pessoas físicas e jurídicas integram o banco de dados atualmente. Esse dado equivale a 79% da população brasileira”, relatou Mirian.
O consultor comercial da FACISC nas regionais Oeste Meio Oeste, Léo Carlos Wordell, reforçou que o SCPC Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores. “Criada há mais de 60 anos como SCPC, a Boa Vista tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o país a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores”.
A coordenadora administrativa da ACIC, Daniela Gonçalves da Rosa, realçou que a solução contribui também para a prospecção de clientes, com identificação, fidelização e construção de relacionamentos de longo prazo, e para gerenciamento, com o monitoramento do comportamento de clientes. “A ferramenta traz inteligência nas decisões, que passam a ser mais assertivas, auxiliando empresas de todos os portes e segmentos”.
Mais informações com o setor comercial da ACIC, pelos telefones (49) 3321-2800, (49) 9 8422-3499 e e-mail comercial@acichapeco.com.br.