Em Chapecó, conhecimento e troca de experiências na Semana dos Núcleos Empresariais




Os núcleos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promovem, na Semana dos Núcleos Empresariais, 13 capacitações online. O evento segue até sexta-feira (14) e é promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo HUB Empresarial Catarinense, com apoio e participação das Associações Empresariais do Estado.

Uma das palestras, realizada pelo Núcleo Multissetorial, teve como tema “Google: como usá-lo para alavancar seu negócio”, com o diretor administrativo da Pdois Casa de Ideias, consultor, instrutor e palestrante nas áreas de vendas, comportamento e gestão, Edney Prigol. O palestrante apresentou a plataforma de publicidade online Google Ads. É no Google que as pessoas pesquisam o que fazer, aonde ir e o que comprar. A ferramenta exibe anúncios em forma de links patrocinados assim que uma pessoa realiza uma busca, baseando seus resultados nas palavras-chave usadas no momento da pesquisa. De acordo com o palestrante, anunciar nessa plataforma pode contribuir para alavancar os negócios, mas precisa ser feito da maneira correta.

“As campanhas precisam ser organizadas, ter acompanhamento e os resultados têm que ser mensurados e avaliados constantemente”, frisou. “O primeiro passo é fazer uma pesquisa e análise de mercado. O próprio Google oferece ferramentas para isso. É necessário definir o objetivo para elaborar uma estratégia e planejar as palavras-chave para que tenham um bom desempenho, pois se elas não forem pensadas podem levar a cliques indesejados”. Prigol destacou a importância de oferecer uma boa experiência para o usuário, ou seja, o link patrocinado deve levar ao lugar correto dentro do site da empresa, que deve ser adaptado tanto para acesso por computadores como por smartphones

O Núcleo de Gestão pela Excelência promoveu a palestra “O diferencial do negócio pode estar no modelo de excelência da gestão”, com o sócio da Effizienz Excelência Empresarial, consultor sênior e instrutor do Excelência SC, Helmuth Berger Neto. Ele explanou sobre o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), aplicado por meio do Programa Excelência da Gestão (PEG) e disseminado em Santa Catarina pelo Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC). O MEG é o carro-chefe da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

O ritmo de informações atualmente é grande e as empresas precisam ter dinamismo, serem flexíveis e ágeis na gestão para acompanhar o mercado. O MEG contribui nesse processo e traz benefícios para as empresas, entre eles possibilita a visão sistêmica da organização, proporciona foco nos resultados, comprometimento das pessoas e promove a competitividade. “A liderança é o grande protagonista. O líder deve ser seguido porque as pessoas acreditam e confiam nele. Em momentos de crise, como agora, o líder tem papel fundamental. É necessário ter uma comunicação transparente na empresa, a equipe precisa saber o que se planeja e onde se pretende chegar. O nosso ambiente, atualmente, já é de medo com a pandemia, se o medo estiver também dentro da empresa, não ajudará na gestão e nos resultados”.

Também foi realizada, na segunda-feira, a live “Sustentabilidade como estratégia empresarial no ‘novo normal’”, organizada pelo Núcleo de Sustentabilidade e que teve como convidados o secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Executivo Carlo Pereira e a presidente da Falconi Consultoria Viviane Martins, com moderação do superintendente institucional da Facisc Gilson Zimmermann.

Na terça-feira o Núcleo de Sustentabilidade promoveu a palestra “Como implantar o Lixo Zero nas empresas, com a auditora do Instituto Lixo Zero Brasil Vanusa Maggioni Cella, e o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação realizou o workshop “Escala de Produtos – Roadmap <> OKRs”, tendo como palestrante o consultor e instrutor especialista em produto e marketing Rafael Farinazzo. Na terça e quarta-feira ocorreu o workshop “Gestão financeira”, promovido pelo Núcleo de Automecânicas, com o consultor credenciado Sebrae e Sescoop nas áreas de empreendedorismo, finanças, estratégia e desenvolvimento humano Raphael Watte.

A quarta-feira contou com duas palestras. Uma organizada pelo Núcleo de Jovens Empresários sobre “Comportamento do consumidor em 2020”, com growth manager do Google Nuno Tamai, e outra do Núcleo de Gestão pela Excelência com o tema “Comunicação sistêmica – da informação ao engajamento”, com palestra da vice-presidente Regional Oeste do Excelência SC Isabel Cristina Trierveiler Machado.

SEMANA DOS NÚCLEOS EMPRESARIAIS

​            O evento movimenta os empresários de todo o Estado de diversos segmentos da economia, integrantes dos núcleos empresariais do Programa Empreender. A ACIC Chapecó, por meio do setor de núcleos e da Diretoria de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais, promove 13 capacitações, entre lives, palestras e workshops. Estão envolvidos os Núcleos de Sustentabilidade, Multissetorial, Tecnologia da Informação e Comunicação, Gestão pela Excelência, Automecânicas, Jovens Empresários, Gestores de Pessoas, Indústrias Gráficas, Comércio Exterior e Logística Internacional, Assessorias e Consultorias e Academias. A ACIC possui aproximadamente 1.500 associados e 12 núcleos setoriais, multissetoriais e multitemáticos que envolvem mais de 250 empresas.

Mais informações sobre as palestras pelo telefone (49) 3321-2800, com o setor de núcleos da ACIC, ou pelo e-mail nucleos@acichapeco.com.br.

PROGRAMAÇÃO EM CHAPECÓ

  • Quinta-feira (13), às 08h: Núcleo de Gestores de Pessoas – Bem-vindos à nova era centrada nas pessoas. Palestrante: Joice Ruwer Valar, CEO Flégui;
  • Quinta-feira (13), às 08h: Núcleo das Indústrias Gráficas – Perspectivas para o mercado gráfico em 2020/2021. Palestrante: Paulo Zonta, assessor empresarial;
  • Quinta-feira (13), às 08h30: Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional, em parceria com a Associação Comercial de Blumenau (ACIB) – Como acessar novos mercados através da internacionalização. Palestrante: Douglas Cândido, palestrante, instrutor, professor, coaching e consultor especialista em gestão estratégica em internacionalização de negócios;
  • Quinta-feira (13), às 19h: Núcleo de Assessorias e Consultorias – Como empresas de suce$$o são gerenciadas? Palestrante: Douglas Gayo, autor do livro “Como decolar os resultados da sua empresa” e criador do método de aceleração de resultados 10x;
  • Quinta-feira (13), às 21h: Núcleo de Academias – Resiliência na prática! Palestrante: Flávia Canfield, psicóloga organizacional, gestora de pessoas na Facisc.