Compartilhe
Você sabia que 78% das empresas que vendem com pagamento via cartões têm algum tipo de perda financeira que desconhece? É o que mostra pesquisa realizada com 5 mil organizações no Brasil. Entre os erros de operações identificados estão falta de pagamento, taxas administrativas acima do valor acordado, valores retidos e cobrança de serviços que não são utilizados.
Para auxiliar as empresas a identificar e evitar esse tipo de problema, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nesta terça-feira (20), o Café com Informação, com o CEO da Gold Soluções, Vinicius Muniz. A Gold Soluções é um sistema que faz a gestão e a conciliação automática das vendas no cartão. Entre as principais características da solução estão: otimizar a eficiência operacional, validar os recebimentos e evitar perdas financeiras. Em Santa Catarina a solução é oferecida por meio de uma parceria com a FACISC.
De acordo com Muniz, ter uma solução de assessoria financeira é importante para auxiliar no controle do recebimento de cartões e vouchers. “Sabemos que é um desafio controlar todos os fluxos dentro de uma empresa e que, por vezes, a gestão dos recebimentos em cartões acaba ficando em segundo plano em como nossa experiência, sabemos que isso acaba gerando perdas que podem ser evitadas”, frisou, ao acrescentar que quando há divergências a operadora precisa devolver o valor para a empresa.
Entre as soluções da Gold está uma avaliação dos últimos cinco anos das operações com cartões. “Além de encontrar problemas passíveis de recuperação, contribuímos para a gestão diária e para manter as operações em segurança, já que hoje 80% do faturamento das empresas passam pelos pagamentos com cartões”, salientou Muniz. Em 2022, as transações em cartões de débito, crédito, pré-pago e vouchers somaram R$ 3,31 trilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O número representa um aumento de 24,6% em relação a 2021.
A Gold assessora mais de 3 mil clientes no Brasil com a gestão dos cartões. “Estamos iniciando o trabalho junto à ACIC e esperamos levar nossa solução com qualidade e profissionalismo para gerar valor à sociedade chapecoense”, sublinhou do CEO. A ferramenta monitora e analisa inconsistências nos pagamentos realizados em cartões e vouchers, recupera e corrige perdas nesses formatos de pagamento, garantindo a segurança das transações. Também realiza um diagnóstico da operação, identifica oportunidades de otimização e busca melhores taxas junto às operadoras. Outros benefícios são concentrar todas as informações de vendas em uma única plataforma e emissão de relatórios para o fechamento fiscal.
A coordenadora administrativa da ACIC, Daniela Gonçalves da Rosa, ressaltou que os meios de pagamento estão evoluindo rapidamente e que a digitalização é uma realidade. Por isso, a profissionalização do setor financeiro das empresas se torna indispensável para o crescimento dos negócios. “A ACIC busca aproximação com as empresas e os colaboradores e entender seus anseios e desafios. Os cafés gratuitos têm o propósito de trazer os associados para dentro da ACIC, para que conheçam o que a entidade tem a oferecer, falem sobre suas necessidades e também ampliem sua rede de contatos. Além disso, conseguimos apresentar soluções associativas para aprimorar a gestão das empresas. Todos os meses temos inovado com uma temática diferente”.