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A importância de se trocar experiências e como ser mais assertivo nas contratações foram alguns dos motivos que levaram mais de 70 profissionais ao VII Fórum de RH, realizado na tarde quarta-feira, 17 de julho, na sede da Unimed Brusque. Com o tema “Impacto das boas práticas no recrutamento e seleção nas organizações” o evento reuniu profissionais ligados às áreas de gestão, recursos humanos e analistas de RH.
O Fórum é uma realização da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), com apoio da Unimed Brusque e Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Santa Catarina (ABRH-SC). Os três painelistas convidados desta edição foram Alexandre Buch, da RVB Malhas, Cintia Baranek, da Latina Têxtil e Jenifer Moritz, da Hiper Software. O Fórum foi mediado por Schirlei Knihs Freitas, da empresa Zen AS, que também preside a ABRH Regional Brusque, e por Inajara Hoschprung, coordenadora administrativa da Unimed-Brusque.
Profissionais estratégicos
De acordo com Schirlei, a busca por profissionais qualificados e que tenham uma experiência para poder agregar às organizações é fundamental para garantir o crescimento das empresas, melhorar os resultados e conseguir manter a competitividade em um cenário de grandes desafios. “Os profissionais de Recursos Humanos são pessoas estratégicas para poder contribuir com as organizações no seu crescimento. Por isso, é fundamental a gente trazer esses conhecimentos e compartilhar essas informações. É de grande valia para todos nós”, comenta.
O gerente de Recursos Humanos da RVB Malhas, Alexandre Buch, foi um dos convidados do VII Fórum de RH e em sua apresentação durante o painel, ele explanou aos presentes a experiência que vive na organização onde trabalha e o fluxo do processo que é fazer e viver o RH em uma empresa de grande porte em Brusque. “Hoje, o processo de recrutamento e seleção é uma das fases mais importantes dentro da gestão de pessoas. Para todas as empresas é preciso ter esse cuidado do olhar humano, de olhar o candidato como a pessoa que vai preencher a lacuna que se tem dentro de uma organização”, destaca.
Coordenadora e consultora de RH da Latina Têxtil, Cintia Baranek, destacou no evento a forma como seu setor de Recursos Humanos atua na empresa, com ênfase no recrutamento e seleção. “Nossa área é gestão humana porque ampliamos esse horizonte. Estamos fazendo um trabalho de transformação organizacional, algo que já vem sendo construído há três anos e um dos maiores impactos é o recrutamento e seleção, ao qual a gente vem reestruturando continuamente para atender essa nova cultura que estamos implantando”, destaca. Para explanar essa forma de gestão, Cintia trouxe para o evento material que descreveu as etapas deste processo, formulários, técnicas e práticas que a empresa vem desenvolvendo para medir o resultado dentro da organização.
Head de Talentos na Hiper Software, Jenifer Manfroi Moritz analisa sua participação no Fórum como uma oportunidade de construção. “Sempre que compartilhamos uma ideia e escutamos um pouquinho de cada um, entendemos processos que podem ser melhorados no nosso dia a dia”, comenta. A profissional diz que é preciso compreender o que leva uma pessoa a buscar por uma vaga em determinada empresa. “Na Hiper a gente acredita muito no impacto do recrutamento e seleção. Então, desenhamos um modelo todo estruturado no nosso código de cultura, os principais valores que as pessoas precisam ter para serem um Hiper. Além disso, dividimos todo o processo, incluindo do gestor ao time. Ninguém entra na Hiper sem passar por, pelo menos, cinco etapas e, no final, todas as pessoas que participam do processo sentam com a gente por pelo menos meia hora e discutem quais são as evidências a favor e possíveis ressalvas quanto a contratação. E em conjunto, a gente entende se faz sentido a pessoa entrar na Hiper ou não”, explica.
A coordenadora administrativa da ACIBr, Bernadete Loos Moritz, reforça a importância do evento para esses profissionais que buscam sempre melhorar em suas áreas. “Para nós da ACIBr é de suma importância realizar o VII Fórum de RH. São sete anos que estamos abordando temas assertivos na questão dos RH das empresas, tentando, cada vez mais, aprimorar as questões de contratação e de como tratar o ser humano dentro das instituições. Eu sempre digo que o know how de saber o que tratar nos eventos está com essas pessoas que estão no dia a dia do mercado de trabalho. A ACIBr oferece isso para seus associados com o objetivo de estar realmente melhorando as gestões das empresas”, comenta.
Este é o sétimo ano consecutivo que o evento tem como grande parceiro a Unimed Brusque. Para a coordenadora administrativa da Cooperativa, Inajara Costa Hochsprung, a cultura de gestão de pessoas é importante para todos os tipos de organizações, o que é praticado pela Cooperativa também. “O tema escolhido para este ano e até o convite para pessoas de empresas daqui trazerem suas experiências, vem de encontro com isso, porque hoje a gente sente uma dificuldade muito grande em ter uma referência e compartilhar esse tipo de informação. Então nós, da Unimed Brusque, ficamos muito felizes em ver o auditório cheio de pessoas que trabalham em RH, algumas delas de empresas as quais muitas vezes fornecemos nosso plano de saúde, e entendemos que isso também é importante, porque conseguimos compartilhar conhecimento nessa área também com elas”, destaca.
Colaboração: Comunicação ACIBr