Compartilhe
Gestão participativa é o grande destaque da nova presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) que tomou posse na noite de segunda-feira, 06. Eliete Adriani da Cruz assume o lugar de Germano Basso Júnior.
O evento contou com a presença do primeiro vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) Jonny Zulauf, o prefeito de Rio Negrinho, Júlio Ronconi, o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, Ronei Lovemberger, o secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, Abel Schroeder e o deputado Federal, Mauro Mariani.
Na ocasião, Germano Basso ressaltou o intenso trabalho realizado nos últimos dois anos, destacando sempre a união para concretizar o máximo de ações possíveis. “Lembro bem no discurso da minha posse que enfatizei que não haveria outra saída, se não a união de esforços entre o executivo, legislativo e empresários para realizar os trabalhos. É uma convicção que tenho e acredito que fizemos o possível para realizar o máximo de atividades: como iniciar as tratativas para o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, criar o núcleo comunitário contra enchentes, dialogar sobre o licenciamento ambiental, voltar a realizar por meio do núcleo de jovens empreendedores o prêmio Klaus Schumacher, trazer para o município o Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE – entre outros. Agradeço aos nucleados que estão fortalecidos, aos associados por abraçarem a causa e a equipe interna por todo esforço durante a gestão. Te desejo muito sucesso Eliete”, concluiu.
Eliete da Cruz, que já faz parte do movimento associativista há mais de 10 anos, citou no momento da posse sobre a diversidade, produtividade e o sucesso das empresas de Rio Negrinho no cenário nacional e internacional. “Já é fato que a inflação está elevada, que possuímos altas taxas de juros, que ocorre a redução da produção industrial, desemprego e instabilidade política e econômica em nosso país. Porém em um cenário tão distorcido, quero enfatizar o sucesso de nossas empresas como as cerâmicas, embalagens plásticas, prestadoras de serviços, a indústria moveleira, empresas premiadas no Sinapse da Inovação e no ranking das melhores para se trabalhar entre tantas outras riquezas. Estamos a menos de 200 quilômetros de quatro dos 10 principais portos do país e temos uma malha ferroviária que se bem explorada pode aumentar e muito o transporte de cargas. Enfim, temos aqui pessoas guerreiras, persistentes, dispostas a fazer a diferença com grande capacidade e competência, e nesta proposta da gestão participativa, podemos potencializar tudo isso”, relata.
“Somos grandes graças a essa base fortalecida”, reforçou Jonny Zulauf, que mencionou a dimensão de representação da Facisc e todos os trabalhos que são realizados em conjunto com todas as Associações para dar continuidade ao crescimento harmônico. “Somos 146 Associações Empresariais que reúnem mais de 35 mil empresas, e o trabalho é de forte união para que todos possam crescer e se fortalecer”, menciona.
O Prefeito Júlio Ronconi lembrou que várias ações já estão sendo tomadas na gestão e os resultados são consequência. “Os resultados já estão sendo colhidos e temos o prazer de participar do DEL, assim como dos trabalhos realizados pela Acirne, sempre em busca de melhorias”, comenta. O Deputado Federal Mauro Mariani informou da dificuldade de ser empresário no país e das demandas do setor produtivo, porém informou da retomada do crescimento. “O Brasil está recomeçando. O seu desenvolvimento começa a aparecer e vamos sim sair dessa crise econômica”, justifica.
No evento, Rio Negrinho aderiu ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local desenvolvido pela Facisc, no qual parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico. Também ocorreu a posse dos membros da Diretoria, Conselho Superior, Deliberativo, Fiscal e Coordenadores de Núcleos.