Compartilhe
A poucos dias das eleições municipais, representantes da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI) receberam nas dependências da entidade, os candidatos a prefeito Léo Kruscinscki (PL) e seu Vice Arno Zimmermann (MDB) e Geison Kurtz e seu Vice Leandro May (PSD), para falar do futuro da Capital da Cebola.
Durante o encontro que aconteceu na última quinta-feira, dia 26, foi oficializada a entrega de demandas formuladas por mais de 260 associados com foco em ações ligadas a infraestrutura, política e gestão pública, segurança pública e comércio.
De acordo com o presidente da ACEI, Leandro Rossi, um associativismo potente aliado a ações de incentivo ao empreendedorismo, além de um polo turístico em ascensão têm resultado no desenvolvimento acelerado do setor empresarial nos últimos anos. Com 3.661 empresas instaladas e 1.710 empresários individuais, o município gera atualmente 9.816 empregos diretos.
“Para que essa perspectiva de crescimento se mantenha, será fundamental um olhar atento do Poder Público para demandas consideradas prioritárias. Por isso, não poderíamos ter feito a entrega desses pedidos em um momento melhor, quando os políticos estão em um contato mais próximo, dialogando e buscando soluções. Quem ganhar saberá o que esperamos no município para os próximos quatro anos”, destacou Rossi.
Pleitos Prioritários
Na área da Infraestrutura, os pleitos se destinam a melhoria da logística, incluindo estradas, vias, avenidas, pontes e modais. No mesmo âmbito, questionamentos sobre quais seriam as melhorias em Planejamento Urbano, Plano Diretor e na regulamentação do Zoneamento.
Os empresários ainda citam a melhoria da mobilidade, questionando qual seria a possibilidade de implementação do Transporte Público, sinalização das vias e ciclovias.
Na Gestão Pública, a prioridade é o enfrentamento de crises e emergências climáticas, especialmente as enchentes. O documento reforça a importância de uma logística consistente e um Plano de Contingência eficaz.
Já na Segurança, o pedido dos empresários é por um efetivo de qualidade técnica, treinamento e remuneração adequada, além de expansão do efetivo.
Por fim, o documento pede maiores investimentos em geração de renda para o comércio através de capacitações para os comerciantes sobre a história e cultura de Ituporanga. O objetivo é prepará-los para os desafios da expansão do polo turístico da cidade.
“Foram dois encontros muito proveitosos. Cada dupla recebeu com entusiasmo as demandas. Agora, nós enquanto entidade, vamos acompanhar e cobrar como serão as soluções em cada uma delas, se serão de fato levadas a diante, seja quem for o novo gestor. Esse é o nosso papel”, finalizou o presidente da ACEI.