Diretoria Executiva e Conselho da AEMFLO recebem prefeito de São José em reunião virtual




A primeira reunião de 2021 da Diretoria Executiva da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO) contou com a participação do Conselho Deliberativo e do novo prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila. O encontro ocorreu na última terça-feira (23/02) de forma virtual com a presença de aproximadamente 45 empresários.

A abertura foi conduzida pela presidente da entidade, Nadir Koerich, que destacou a importância de unir forças dos setores público e privado para viabilizar muito mais oportunidades de trabalho, renda, inovação e avanço da economia no município. “Queremos trocar ideias e levantar sugestões para que tenhamos sucesso nos próximos projetos para a cidade. Em breve, vamos inaugurar uma nova sede, que vai poder acolher mais empresários, atrair novos negócios e investidores para a região. Estamos no momento de retomada e de cultivar parcerias promissoras para impulsionar São José”, enfatizou.

Em seguida, o atual presidente do Conselho Deliberativo, Laércio Tabalipa, parabenizou o prefeito pela grande conquista na última eleição e reiterou o apoio da AEMFLO na sua gestão.  “Esperamos que esse convívio seja harmonioso para buscarmos soluções para as inúmeras demandas que a classe empresarial necessita. Estamos dispostos a ouvir e contribuir com ideias para o desenvolvimento de São José”, disse o conselheiro.

Na sua manifestação, o prefeito Orvino Ávila solicitou a colaboração dos empresários no encaminhamento de demandas a fim de melhorar procedimentos e facilitar a vida das pessoas e das empresas.  “Somos todos uma cidade, o poder público não pode tudo sozinho, por isso o engajamento  e a parceria com a Associação são fundamentais para avançarmos”, ressaltou.

O prefeito apresentou ainda as principais ações da Prefeitura nestes dois meses de mandato, como:

– Lançamento do Programa de Recuperação Econômica “Avança São José”;

– Descontos no IPTU;

– Projeto de Lei para o MEI. Essa proposta prevê zerar os custos, inclusive prévios, com relação à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao MEI.

– Novas regras para o ISS – Agora as empresas e os profissionais autônomos contabilistas que optarem pelo regime de ISS na modalidade fixo deverão solicitar o regime até o último dia útil do mês de fevereiro de cada exercício. O imposto poderá ser pago em até três parcelas com vencimento da primeira em 30 de junho e as demais a cada 30 dias.

– Transporte Coletivo Interbairros –  Ampliação para 12 linhas, antes eram 3.

– Mobilidade Urbana – Articulação junto ao COMDES para a conclusão da Alça de Contorno.

– Alvará Online

Após a explanação, a diretora de comunicação da AEMFLO, a jornalista Sara Caprario, conduziu a conversa com perguntas e esclarecimentos de dúvidas referente aos projetos citados. Assuntos como Segurança, Novo Código Tributário e fortalecimento da Região Metropolitana também foram colocados em pauta.