Compartilhe
A tripulação que faz com que uma embarcação possa sair do lugar. Os capitães que dão o norte e mostram o caminho. Com a analogia ao tema náutico, a Facisc realizou a última reunião de Diretoria da entidade em 2022 com a presença de todos os diretores, consultores e equipe da entidade nesta quinta-feira, 17/11. O presidente Sérgio Rodrigues Alves lembrou o livro O Lobo do Mar ao falar dos desafios vividos em 2022. “A luta que os personagens travam para sobreviver às tempestades e outros riscos mortais em alto-mar, os ensinamentos a respeito dos questionamentos sobre a humanidade, o instinto de sobrevivência e o heroísmo. “Tal e qual nós estamos passando nos tempos atuais.”.
O jornalista Upiara Boschi fez uma análise das perspectivas políticas até o final deste ano. “Tivemos uma eleição que talvez não aconteça mais no Brasil. A polarização nacional afetou de forma totalmente diferente este ano”.
O presidente reforçou ao governador eleito a importância da indicação do próximo secretário de Desenvolvimento Econômico para Santa Catarina. “Acho muito importante sermos participativos, proativos e interativos para contribuir de fato no Governo”, destacou Alves. No próximo ano teremos grandes desafios para Santa Catarina, tanto para a política quanto para os negócios.
Durante o evento, o presidente trouxe informações sobre conquistas como a construção da da nova pista no aeroporto de Navegantes e a licitação do projeto para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga em Santa Catarina e Barra do Guarita no Rio Grande do Sul. “Estes dois pontos têm a grande contribuição da Facisc através do Voz Única”, destacou.
Comércio Exterior e Relações Internacionais
Os diretores das pastas Sérgio Matte e Marco Voltolini apresentaram as ações realizadas pela pasta, como encontros com embaixadas e consulados do Paraguai, Romênia, México, Bahrein, Holanda e Estados Unidos, entre outros. Além disso, a Facisc está incentivando oportunidades com o Cabo Verde. Em maio de 2023 vai acontecer a Missão à Romênia. Além disso, as pastas aproximaram as atividades com os núcleos de Comércio Exterior das associações.
Marketing
A diretora de Marketing, Irene Sá Affolter apresentou os resultados da pasta em 2022. O foco foi na visibilidade e na comunicação. Irene apresentou os números, campanhas, ações realizadas e indicadores.
Empreender
O diretor do Programa empreender da Facisc, Allan Edgard Kreutz, falou sobre as ações realizadas e os planos do Programa para 2023. “A seriedade da Facisc nas entregas do Programa Empreender se reflete nos resultados do trabalho realizado pela equipe de consultores”. São quase 10 mil empresas, em 94 associações empresariais e cerca de 600 núcleos ativos. Entre ações realizadas, podem ser destacados: o Programa de Aceleração de Núcleos (Pan) que teve mais de 3,7 milhões de reais investidos com contrapartidas dos empresários nucleados e pelo Sebrae/SC, realização de Workshops e Treinamento Básico de Consultores, entre outros. O diretor do Jovem Empreendedor, Bruno Saldívia, falou sobre as ações do Cejesc. O coordenador Adjunto do Conselho dos Núcleos de Inovação (Ceni),Willian Furtado de Farias Junior, também destacou as ações realizadas para incentivar a criação da área de inovação em todas as ACIs do estado. A vice-presidente Regional do Ceme para o Oeste, Irene Sá Affolter, apresentou as ações realizadas pelo Conselhos e Núcleos de Mulheres Empresárias do estado.
DEL
O superintendente do Instituto DEL, Osmar Vicentin, apresentou as ações realizadas pelo Programa Del e Del Turismo. “No DEL, a parceria da Facisc com o Governo do Estado para o desenvolvimento dos municípios com IDH abaixo de 0,7%, dentro do Programa Gente Catarina, permitiu trabalhar nos potenciais dessas cidades”, destacou Vicentin.
Soluções
O gerente de Soluções Empresariais, Wagner Bittencourt, apresentou os resultados das Soluções para o Sistema. “As associações empresariais de menor porte cresceram 28% em relação a 2021. A média estadual é de 22%”.
Vice-presidentes Regionais
A diretora e Atuação Regional, Janelise Royer dos Santos, e os vice-presidentes Regionais, do Extremo Oeste, Maikel Frey, do Extremo Sul, Ubiraja Pickler, do Oeste Milvo Zancanaro, da Grande Florianópolis, Odílio Guarezi, e do Vale do Itajaí, Rinaldo Araújo, falaram sobre as ações nas suas regiões.
Inovação
Amarildo Niles, diretor da pasta de Inovação, falou sobre o Prêmio Inova + que terá a entrega na tarde de quinta-feira às associações empresariais. “Este prêmio promove a inovação no nosso Sistema e consequentemente gera o desenvolvimento das nossas empresas”.
Fundação Empreender
O presidente da Fundação Empreender, Jonny Zulauf, presidente do Conselho Superior da Facisc, falou sobre as ações realizadas pela FE, como o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) e outras iniciativas na comemoração dos 30 anos comemorados recentemente.
Facisc realiza eventos com reconhecimentos SAIBA MAIS
Conheça AQUI as Associações Empresariais reconhecidas pela Facisc no Prêmio Inova +