Compartilhe
Na manhã de segunda-feira (25), os diretores da ACIOC, juntamente com representantes da prefeitura de Joaçaba estiveram no Aeroporto Santa Terezinha para uma visita técnica. Na oportunidade, foi possível entender em que fase estão as obras, que adequação de espaços serão necessárias e os passos seguintes até a conclusão dos trabalhos.
O superintendente de desenvolvimento econômico e inovação e gestor do aeroporto, Eglon Buraseska, comentou sobre os desafios relacionados à documentação, tratativas com as empresas aéreas que já demonstraram interesse em operar no local.
“É um trabalho feito a várias mãos e em paralelo às obras estamos atuando intensivamente na parte documental como por exemplo, plano de segurança, de emergência, certificação operacional e laudos que precisam ser apresentados para a agência reguladora. Também estamos conversando com as empresas aéreas para que possamos adiantar ao máximo essa parte”, comentou.
Sobre as obras, o engenheiro Gustavo Reis explicou que a previsão é no próximo mês terminar a terraplanagem e a pavimentação da estrutura de alargamento. Segundo ele, a drenagem pluvial está em torno de 60% concluída. No próximo mês também deverá ser concluída a casa de força.
“A chuva dos últimos dias atrapalhou um pouco mas, mesmo assim, o cronograma está dentro do previsto e acreditamos que será possível concluir e entregar tudo finalizado dentro do prazo que é junho do ano que vem”, afirmou Gustavo.
O presidente da ACIOC, Angelo Junior Radavelli destacou que um dos papéis da associação é acompanhar as necessidades regionais e o aeroporto é um anseio dos empresários da cidade e região. Mais de 800 mil habitantes devem ser impactados pela implantação do aeroporto.
“O investimento no aeroporto Santa Terezinha oferece novas oportunidades de logística o que impacta no desenvolvimento sustentável. Pudemos entender melhor a parte técnica envolvida na obra e seguiremos acompanhando os demais movimentos, uma vez que as operações poderão beneficiar muito as empresas associadas”, destacou Angelo.
Sobre o aeroporto
No total serão investidos R$ 16,3 milhões para a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio, recursos esses, destinados por meio de convênio assinado pelo Senador Jorginho Mello. Também será feito um amplo serviço de drenagem e melhorias aos auxílios à navegação, incluindo balizamento, faróis rotativos e birutas do aeroporto.