Compartilhe
Diretores e conselheiros da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) fizeram uma visita na tarde de segunda-feira, dia 18, ao Hospital São Francisco de Concórdia. A unidade hospitalar está passando por ampliações (novas edificações estão sendo construídas). O diretor do HSF, Claudemir Andrighi, fez uma explanação sobre os investimentos que estão sendo feitos, todos eles visando um melhor atendimento à população.
Andrighi comentou sobre a construção da nova Unidade de Terapia Intensiva Neo-natal, que vai abranger toda a Amauc, Meio-oeste e parte da Serra Catarinense. Também relatou que a construção de novos leitos possibilitará que a unidade hospitalar amplie ainda mais os serviços prestados à comunidade, atendendo às crescentes demandas na área de saúde.
A estrutura de emergência, hoje localizada na rua Marechal Deodoro, vai para o novo prédio, localizado na rua Getúlio Vargas, em uma das torres que vai abrigar também Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, hemodinâmica, hemodiálise, cozinha, lavandaria. Já na segunda estrutura, estarão ambulatórios, serviços de consultório e administrativos.
A obra toda, como está projetada, terá um custo estimado em R$ 50 milhões. A previsão para conclusão completa é 2024, conforme o planejamento inicial. Uma das torres terá 12 andares, enquanto que a outra terá dez pavimentos, além da terceira estrutura, que será uma garagem para 370 veículos.
A obra ocorre em duas etapas. Nesta primeira fase, o investimento é de cerca de R$ 20 milhões. A previsão é que o trabalho todo, contemplando as duas etapas, dure sete anos, contados a partir do início da obra – ainda cerca de três anos. Ao fim da ampliação completa, o Hospital terá 51 mil metros², com 319 leitos, sendo 50 somente para tratamento intensivo.
A unidade possui cerca de 200 médicos, e, desde a abertura do seu Ambulatório de Especialidades, conta com mais de 40 profissionais, inclusive com especialidades novas na cidade como Coloproctologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Infectologia, além de novas equipes de Anestesia, Ortopedia, Cirurgiões Gerais e Psicólogas.
O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Cláudio Redin, enalteceu a iniciativa do Hospital São Francisco em investir em novos leitos, ampliando a estrutura. “Quem ganha com todos esses investimentos é a população, que terá um atendimento ainda melhor e com o acréscimo de novas especialidades”. assinala.