Compartilhe
Diretores da Facisc na região Noroeste estão finalizando as visitas às associações empresariais da região para apoiar os presidentes na busca de recursos para o estudo de viabilidade de uma linha férrea entre as regiões de Chapecó e Cascavel.
No dia 14 de abril, os diretores de Relações Internacionais Sérgio Matte e o diretor de Comércio Exterior da Facisc, Volmir Marcos Voltolini, estiveram com o presidente e o vice da ACEPA (Associação Empresarial de Palma Sola), Rafael Link e Luiz Henrique Crestani.
No dia 26 de abril o vice-presidente regional Oeste, Milvo Zancanaro, acompanhado do diretor Sérgio Matte e dos presidentes das associações empresariais de Chapecó, Lenoir Broch e Adilson Mattiello, de Seara, estiveram na Acic em Concórdia onde também visitaram, junto com o presidente da Acic, Sergio Radin e o vice Cláudio Redin, a Coopérdia, onde foram recebidos pelo seu presidente Vanduir Martini para tratar de sobre a infraestrutura regional e a oportunidade de um ramal férreo.
Na avaliação dos diretores, as reuniões foram ótimas oportunidades para entender as necessidades das empresas e das associações de Palma Sola e Concórdia, além de apoiar as entidades locais na captação de recursos para o estudo de viabilidade técnica, ambiental e econômica da ferrovia, que será contratado em parceria por oito entidades do Oeste, entre elas a Facisc, que reúne na região, 40 associações empresariais e que busca a efetivação de um ramal da Ferroeste Chapecó – Cascavel.
O estudo deve estar pronto até o mês de maio, quando o Ministério de Infraestrutura deverá leiloar a traçado para a iniciativa privada.
Após a entrega do estudo, a Facisc pretende reunir as associações empresariais das três regionais engajadas que financiaram a cota da entidade (Oeste, Noroeste e Extremo Oeste) para apresentar o estudo.