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Representando os empresários de turismo do Sistema Facisc, a diretora de turismo da Federação, Ciça Muller, participou nesta terça (26/3) da entrega dos resultados da Pesquisa Verão Catarinense.
Elaborado pela Fecomércio, o levantamento foi aplicado nas cidades do litoral catarinense, como: São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Florianópolis, Laguna e Imbituba, contemplando turistas e empresários.
Segundo Ciça, os números apresentados não são exatamente otimistas e o cenário exige esforços e mudanças em estratégias para atração de visitantes. “A média de período de hospedagem foi de 4,8 dias, sendo que o setor hoteleiro registrou uma média de ocupação de 72,1%, em plena temporada de verão. Um dado que chama a atenção é a opção por hospedagem por aplicativos, que em 2017 representava 2,3% e em 2019 refletiu em 28,1%, relatou a diretora.
Após a apresentação dos números, foi formado um painel com a participação de autoridades do setor, que fizeram uma análise mais abrangente, apontando como problemas mais evidentes as estradas e a mobilidade, a inovação em tecnologia e produtos turísticos. “A preocupação é que o Ticket médio do turista está caindo, comprovando que a Classe C tem eleito nosso destino em detrimento das classes A e B”, completou Ciça.
Na avaliação da diretora da Facisc, o relatório reforçou que somos um estado de grande diversidade e uma saída importante para fomentar o setor seria a promoção do turismo regional, valorizando nossos produtos e criando enredos e argumentos para venda de nossos destinos, dentro de nosso próprio estado e região sul do país.