Compartilhe
O Núcleo de Gestão pela Excelência da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) realizou a 3ª edição do Café com Excelência, na noite de quarta-feira (31), na Cantina Cesec. O evento, promovido para compartilhar as boas práticas de gestão na aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que levam empresas a serem reconhecidas pela Fundação Nacional da Qualidade, contou com os palestrantes Claudinei Rossetto e Valdecir Pasinato.
O coordenador do Núcleo de Gestão pela Excelência da ACIC, Felipe Tesche, salientou que a cada edição do evento, são convidadas diferentes empresas para mostrar que a gestão deve ser considerada independentemente do porte ou do tempo de atuação. “A importância do Café com Excelência é aproximar a comunidade local, os empresários e os gestores de forma prática a conhecerem as ferramentas utilizadas pelo MEG. Essas boas práticas são utilizadas no dia a dia da gestão empresarial e podem ser cruciais para o desenvolvimento. O MEG é reconhecido pela Fundação Nacional da Qualidade e pela Excelência SC, colaborando na gestão de organizações com base nos sete fundamentos: liderança, cultura, pensamento sistêmico, processos, inovação, responsabilidade e compromisso entre as partes.”
Diretor da Ditec do Brasil e administrador especialista em Gestão Estratégica, Claudinei Rossetto, em 2022, iniciou processo para o Prêmio Excelência SC e teve sua empresa reconhecida na categoria 125 pontos. “Para nós o modelo de excelência, não é um modelo simplesmente para colocar na parede, é para vivenciarmos no dia a dia. Os nossos valores, eu sempre falo para todos os colaboradores que isso precisa circular no nosso sangue,” explicou
Rossetto ainda destacou que cada um tem uma missão, assim como a empresa tem a sua. “Nós queremos proporcionar a realização de objetivos, utilizar metodologias de excelência nos dá ferramentas para alcançar as missões que temos.”
O diretor técnico do Excelência SC e analista de sustentabilidade na Celulose Irani, Valdecir Pasinato, já avaliou empresas pelo Excelência SC, PGQP (RS) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “Esse mérito, de ser reconhecido pela excelência na gestão, é muito importante. Existem dois instrumentos principais: o modelo baseado nas melhores práticas de gestão de empresas de classe mundial, resultado de um estudo abrangente, e um instrumento de avaliação que define critérios específicos. A empresa se submete a essa avaliação, que pode ser feita por meio de consultoria ou do próprio prêmio do Excelência SC, onde avaliadores voluntários verificam o cumprimento dos requisitos”, apontou.
“Empresas que usam o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) como referência buscam realizar pesquisas de satisfação entre colaboradores para identificar gargalos e áreas de melhoria. A partir dessas análises, lideranças refletem e implementam boas práticas para criar um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e saudável, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Colaboradores felizes tendem a ser mais produtivos e engajados,” frisou Pasinato.