Compartilhe
No dia 19 de Novembro foi comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Criada em 2014, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a comemoração marca o incentivo à participação feminina ativa no mundo dos negócios, a reflexão sobre os impactos da mesma na economia mundial e o esforço para gerar oportunidades às mulheres no universo corporativo.
Para celebrar a data, o Núcleo da Mulher Empreendedora de Ituporanga (NUMEI) realizará nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 14hs, na sede da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI), uma rodada de conversa entre mulheres empreendedoras. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Márcia Schmitt, durante o encontro serão apresentados cases de sucesso de várias empresárias e todo o passo-a-passo de como se tornar uma empreendedora de sucesso.
“Além dos exemplos de sucesso, serão discutidas todas as etapas jurídicas e contábeis para abertura e manutenção de um negócio, os formatos de empresas, exigências específicas para cada tipo. Em suma, todas as dificuldades que a empreendedora poderá enfrentar. Também discutiremos o conceito de empreendedorismo de forma geral e o quanto a criatividade e desenvoltura, tão característica de nós mulheres, auxilia neste processo”, explica Márcia.
O convite, segundo Márcia, é estendido a todas as mulheres da microrregião da cebola que atuem como empresárias ou não. “Qualquer mulher, mesmo que ainda não seja efetivamente uma empreendedora, mas que tenha em mente algum plano de negócios e tenha interesse pelo mundo corporativo, será bem-vinda”, reforça.
Empreendedorismo: da ideia à concretização
Muito além da troca de experiências entre empresárias, o NUME também é o ambiente ideal para quem ainda não atua no ramo empresarial, mas deseja transformar sua ideia em uma geração de renda. Por isso, o convite também é aberto a mulheres não empresárias, atuantes em qualquer ramo profissional, formal ou informal.
“Qualquer mulher que sonhe empreender futuramente, pode integrar o grupo, inclusive residentes em outros municípios da microrregião da cebola. A próxima abertura para novas integrantes será entre os meses de Março e Abril de 2019. Basta entrar em contato com os meios de comunicação da ACEI”, lembra Márcia.
Criado no mês de Junho, o Núcleo de Ituporanga já conta com 20 integrantes, das mais variadas áreas de atuação profissional. Baseado em princípios como hegemonia, protagonismo e empoderamento, as participantes do NUME trocam experiências e definem ações em prol do fortalecimento do lado empreendedor de cada mulher.
O plano de atividades do grupo é integralmente baseado nos anseios do meio empresarial, objetivando a ampliação de mercado e foco na visibilidade do empreendedorismo feminino ituporanguense.