Dia D marca ações do Feirão do Imposto em Brusque




O sábado, 28 de maio, foi de diversas ações em todo o estado de Santa Catarina e em todo o país, com a realização do Dia D do Feirão do Imposto. A campanha nacional, que busca conscientizar a população sobre a alta carga tributária no país e sobre a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, também foi realizada em Brusque, organizada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr).

Na oportunidade o público pode conferir a exposição de alguns veículos e a diferença entre os valores dos mesmos com e sem a carga tributária. A ação foi feita em três concessionárias da cidade, além da exposição de duas motocicletas, na Praça Barão de Schneeburg, com as mesmas informações. Da mesma forma, integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores também deram orientações à população no centro da cidade, a respeito do Feirão do Imposto. “Após dois anos somente com atividades virtuais, retornamos com a realização de diversas ações físicas. Em relação a diferença de valores dos veículos, muitas pessoas nos abordaram querendo comprar as motos e os carros pelo valor sem imposto. Isso nos chamou atenção, pois vimos que muitas vezes a sociedade não tem ideia do quão é importante estar monitorando a carga tributária e como esses valores deveriam retornar para as cidades em forma de benefícios”, comentou o coordenador do Núcleo Jovem da ACIBr, Jackson Mensor.

Consciência mirim

Outra ação realizada no sábado foi em parceria com o Observatório Social de Brusque (OSB), que promoveu a contação de três histórias para diversas crianças, no Shopping Gracher, apresentada pela contadora K’roll Oliveira. Uma delas abordou o significado e a importância dos tributos terem retorno positivo para a sociedade. “O Observatório é sempre parceiro do Feirão do Imposto e, neste ano, através do programa de contação de histórias ‘Era uma vez, uma semente do bem’, tivemos como um dos temas, os tributos. Esse programa tem como objetivo trabalhar a formação cidadã das crianças, afinal, elas são coadjuvantes dos pais, estão no supermercado e acompanham algumas compras que geram tributos. E nada melhor do que desde pequenos eles já entenderem e se conscientizarem sobre o funcionamento e a importância social da tributação”, comentou a consultora pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila dos Santos Petermann.

A professora Katia Reisdorfer foi uma das mães que levou o filho, Leonardo, de 7 anos para acompanhar a contação. Para ela, a forma didática e interativa de conscientizar os pequenos, desde cedo, foi muito válida. “Foi muito bacana a iniciativa. O Leonardo está aprendendo a ler e nesta fase é muito importante a contação de histórias, sem falar sobre a questão dos valores, do que é certo e errado, de como cada um tem que fazer a sua parte na sociedade e como precisamos estar bem informados”, avaliou.

Da mesma forma, o morador do bairro São Pedro, Jones Dias recebeu orientações sobre o Feirão do Imposto durante sua passagem pelo centro da cidade no sábado. “É muito importante conscientizar a população a respeito dos impostos que são pagos, para onde o nosso dinheiro vai e para pensarmos em algumas estratégias para amenizar essa carga tributária. Parabéns pela iniciativa”, pontuou.

Semana de conscientização

Mas não só no sábado foram realizadas ações de conscientização, já que a campanha iniciou na segunda-feira, 23 de maio. Assim, diversas atividades marcaram o Feirão do Imposto na cidade, entre elas postos parceiros que comercializaram combustíveis com valores sem impostos. “Conversamos com as pessoas que estavam na fila para abastecer e percebemos que a maioria delas estava mais consciente neste ano, inclusive sabiam que a redução era do ICMS. E isso foi muito gratificante, a respeito desse entendimento da população, e sobre o objetivo da ação”, destaca o coordenador.

Outra ação ao longo da semana, foi a participação do Núcleo Jovem da ACIBr na sessão da Câmara de Vereadores de Brusque, na terça-feira, 24. “Fizemos a solicitação por meio de ofício e tivemos a oportunidade de utilizar a tribuna, para falar um pouco sobre o Feirão do Imposto nesses últimos 20 anos, sobre a importância da conscientização e também a respeito das ações executadas em 2022, o que foi muito positivo”, acrescenta Mensor.

Para o coordenador do Feirão do Imposto nesta edição, o advogado Elisson Michel Fischer, todas as ações realizadas cumpriram a meta da campanha deste ano, de levar o um maior número de pessoas informações relevantes sobre o Feirão. “Queremos que cada vez mais as pessoas entendam qual é a alta carga tributária que incide sobre os produtos e serviços que consumimos diariamente. E desta forma, com informações e orientações, esperamos mudar um pouco a sociedade. Há 20 anos essa ação é feita e é extremamente satisfatório vermos a relevância que o Feirão do Imposto atingiu nacionalmente, uma ação que começou na cidade de Joinville e que hoje atinge todo o Brasil. Estamos satisfeitos com as ações deste ano e esperamos cada vez mais instigar o poder público através das nossas ações”, completou.

O Feirão

O Feirão do Imposto é um evento sem fins lucrativos, capitaneado pela Conaje, com a parceria de apoiadores e empresas que aderem à campanha. Em Santa Catarina, o projeto de conscientização acontece em mais de 100 cidades, sendo organizado pelo Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), através das Associações Comerciais (ACIs) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Reclamar não paga imposto

Em Santa Catarina, este ano também foi desenvolvida a campanha “Reclamar não paga imposto”, através do site: reclamarnaopagaimposto.com.br, onde a população poderá responder sobre demandas e questionamentos, que posteriormente serão encaminhados aos representantes dos setores públicos para que, a iniciativa tenha impacto mais ativo.

Saiba mais

O Feirão do Imposto surgiu em Santa Catarina, em 2002, no município de Joinville, e foi expandido para todo o país. Tem como objetivo prestar informações à população acerca da dimensão da carga tributária nacional. Entre as conquistas obtidas ao longo dos anos com a campanha, está a aprovação da lei que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado dos impostos pagos (nº 12.741/2012) e da que estabeleceu a retirada dos tributos federais que incidem sobre os itens da cesta básica (nº12.839/2013).








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