Compartilhe
O turismo foi a pauta principal no terceiro dia do Fórum DEL 2019. A programação iniciou com o painel “A experiência do DEL Turismo”, que contou com a mediação da diretora de turismo da FACISC, Ciça Muller, e com a participação da subsecretária de gestão e políticas públicas da SETUR do Rio Grande do Norte, Solange Portela; os representantes do Senac de Rio Grande do Norte, Marcelo Milito e Estácio Guimarães e o Fundador da Nugali Chocolates, Ivan Blumenschein, que trouxe o case de Pomerode sobre o Associativismo e o desenvolvimento turístico.
Solange apresentou a estrutura de governança desenvolvida para divulgar o Rio Grande do Norte como destino turístico. Estácio Guimarães falou sobre o projeto “DEL Turismo”, que com ações voltadas para a capacitação do setor conseguiu, entre outros resultados, a conquista do Prêmio Nacional de Turismo na área de capacitação. “O DEL não é só uma metodologia, mas uma filosofia de vida e nós incorporamos isso”, destacou Estácio.
Ivan Blumenschein, fundador da Nugali Chocolates, de Pomerode, fechou o evento contando o Case de Pomerode, que por meio do associativismo promoveu o desenvolvimento turístico. O empresário relatou aos participantes as ações realizadas para a promoção do turismo no município, como por exemplo, a festa Pomerana, a organização do setor de artesanato entre outras. “O turismo é um gerador de riqueza para a cidade e, com a união de esforços entre o poder público e o setor empresarial, tem se consolidado como a mais vigorosa e promissora atividade para o desenvolvimento econômico local”, declarou.