Compartilhe
Responsáveis por conectar e articular ações de Desenvolvimento Econômico Local em 11 municípios, profissionais articuladores do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) participaram nesta terça e quarta (18 e 19/6), na sede da Facisc, de um encontro para trocas de experiências e alinhamento de ações do Programa. “É sempre gratificante e enriquecedor reunir os agentes e poder ouvir os resultados já alcançados com o Programa que além desenvolver os municípios, tem gerado transformações sociais relevantes”, declarou o empresário de Campos Novos e diretor do DEL na Facisc, Luiz Angelo Fornara.
Na ocasião os agentes relataram ações realizadas pelas diversas Câmaras técnicas locais compartilhando 44 projetos e casos de sucesso nas áreas de segurança, agronegócio, meio ambiente, planejamento urbano, ambiente empresarial, educação, turismo e saúde. “Os relatos revelam um roteiro do desenvolvimento no estado”, ressalta o consultor do programa, Osmar Vicentin.
Foram apresentados casos como Braço do Norte, por exemplo, que desenvolveu um projeto na área de planejamento urbano para a alteração do trânsito central, desafogando o fluxo e reduzindo o número de acidentes em 40% após as mudanças feitas nas ruas centrais da cidade.
Outro projeto compartilhado foi a implantação do Pelotão de Patrulhamento Tático de Gaspar. Um projeto da Câmara técnica de segurança, o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) da Polícia Militar de Gaspar já está oficialmente implantado e atuando no município.
Na prática foi criada uma tropa especializada, que atua em ocorrências de alto risco, como controle de manifestações sociais e eventos, cumprimentos de mandados, ações repressivas, entre outras situações. “O objetivo foi além de ampliar a segurança, valorizar os profissionais e aumentar o interesse em permanecerem na região para que no futuro possamos ter um batalhão”, declarou Eduardo Schnaider Pedrini, agente de articulação do DEL de Gaspar.
Os profissionais também fizeram o mapeamento de instrumentos e produtos, discutiram sobre os campos de competência, os instrumentos de gestão, fizeram o mapeamento das câmaras técnicas e conselhos e acertaram detalhes do calendário de eventos, como por exemplo o Fórum DEL, previsto para setembro, em Gaspar.
O Programa DEL
Lançado em 2012, o Programa tem impactado a vida de cidadãos em 21 municípios de Santa Catarina, ao instituir um modelo de gestão que contribui para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Além de SC, o DEL também é desenvolvido em três municípios do Rio Grande do Sul, três no Rio Grande do Norte e um de São Paulo.