Compartilhe
O projeto Geração Empreendedora tem o propósito de incentivar e orientar adolescentes na escolha da futura profissão, aproximando empresários e estudantes. E neste ano já está superando as expectativas tendo 34 participantes inscritos.
Em Rio do Sul é o segundo ano que o projeto está sendo aplicado. A primeira vez aconteceu em 2015 e foi promovido pelos Núcleos da Mulher Empresária e dos Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).
“Participar do projeto foi bem positivo para mim, na época eu pensava em ter a minha própria empresa, então teve grande importância. Hoje curso fisioterapia, e muito do que vi durante o projeto eu idealizo para minha futura clínica”, conta a participante do Geração Empreendedora da edição de 2015, Nathália Tamara Stedile.
“O Geração Empreendedora foi muito importante porque aprendi a desenvolver projetos em grupos, a pensar uma futura profissão e escolher uma carreira que eu pudesse empreender e gostar do que trabalhasse”, explica a participante do projeto da edição de 2015, Liandra Milena Censi.
Adriana Sborz que participou do Geração Empreendedora em 2015, recebendo os alunos na empresa DB Telecom e no Diário do Alto Vale destaca a importância do projeto. “Receber esses jovens é mostrar para eles como é o mercado de trabalho e como as coisas acontecem na prática”.
Neste ano o Geração Empreendedora vem com algumas mudanças. Na primeira vez ele havia sido aplicado apenas a alunos de uma escola privada da região, agora o projeto será desenvolvido com estudantes de escolas públicas de Rio do Sul.
“A FACISC elaborou uma apostila para os dias que serão aplicadas o projeto com os adolescentes e agora tudo será mais eficaz, com apresentações de cases e dinâmicas para entreter os jovens”, cota a facilitadora do Geração Empreendedora Estela Becker.
“A maioria dos jovens quando entra no mercado de trabalho, não faz nem ideia de como esse mundo funciona. O Geração Empreendedora vem aproximar esse mundo dos jovens, mostrando que ser empreendedor vai além de assinar papéis e ter ótimas ideias. Trazer o mundo corporativo para dentro da escola é uma forma de preparar os jovens para o futuro”, ressalta o coordenador do Núcleo de Jovens Empresários, Lucas Manoel Fronza.
O Geração Empreendedora é um projeto desenvolvido pela Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (FACISC) com o apoio do Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME) e do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC).