DEL Turismo da Facisc está no ranking internacional de destinos turísticos




O Brasil está de volta a lista do TOP 100 Destinos Sustentáveis da Green Destinations, um ranking internacional de destinos turísticos e os nove destinos turísticos brasileiros integrantes do Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Turismo, o DEL Turismo da FACISC fazem parte do ranking.

 

De Santa Catarina, as cidades de Schroeder, Rio Negrinho, Gaspar e Forquilhinha participaram do concurso dos 100 Melhores Destinos Sustentáveis, que é organizado para mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos locais e regionais, como exemplos inspiradores para outras pessoas, operadores turísticos e viajantes. Além das cidades catarinenses, as gaúchas Rolante e Canguçu, e as potiguares São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Parnamirim, que também desenvolveram o Del Turismo e estão no ranking.

Segundo a diretora de turismo da Facisc, Ciça Muller, é um grande orgulho não só para a FACISC, mas para todo os municípios brasileiros que estão no rankink. “É uma grande satisfação e emoção para nós saber que colaboramos com o reconhecimento das cidades que buscam um turismo sustentável e planejado”, destacou Ciça.

Para participar, um relatório com os 15 principais critérios de sustentabilidade e boas práticas foi elaborado pelas cidades. Foram avaliadas também as ações desenvolvidas durante a crise do Covid-19 com as respostas imediatas ao lidar com o coronavírus e os planos para a recuperação inteligente e sustentável pós-Covid-19. Foram avaliados também a natureza e o ecoturismo, turismo, comunidade e cultura, turismo, meio ambiente e clima ou qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU.

Os Top 100 tem como objetivo mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas como exemplos inspiradores para outras cidades. Participando do ranking, os destinos se beneficiam da participação usando a plataforma on-line do Padrão Green Destinations, que ajuda a melhorar a sustentabilidade do turismo, criar apoio da comunidade local, fortalecer parcerias e tornar o turismo mais lucrativo e atraente do ponto de vista da experiência do visitante.

*Sobre a Green Destinations*

A Fundação Green Destinations com sede na Holanda foi fundada em 2016. Hoje ela atua juntamente com os seus parceiros espalhados pelo mundo, apoia mais de 200 destinos em 60 países, tendo como foco o turismo responsável, baseados nos critérios reconhecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Green Destinations oferece muito mais que uma simples certificação: mais do que qualquer outro certificador, oferece reconhecimento ao destino e visibilidade no mercado, informando os viajantes acerca do quão limpos, verdes e responsáveis os destinos são.

Através de seu programa de formação, premiação e certificação, a Green Destinations oferece suporte aos gestores dos destinos na implementação de soluções eficazes tendo como base o turismo sustentável e responsável enquanto envolve, ativamente, as comunidades locais e o setor empresarial.

*Sobre o TOP 100*

O concurso Top 100 Destinos Sustentáveis é organizado para apresentar histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos locais e regionais, como exemplos inspiradores para terceiros, operadores turísticos e viajantes.

Os destinos se beneficiam do apoio, incluindo sua plataforma online da Green Destinations, que ajuda a aumentar a sustentabilidade do turismo, evitando o turismo de massa e construindo o apoio da comunidade local. Também ajuda a tornar o turismo mais lucrativo, alertando os destinos sobre custos ocultos ligados ao desenvolvimento do turismo.

Com a publicação de uma lista anual e o compartilhamento de boas práticas e histórias de sucesso em gestão de destinos, a Green Destinations deseja reconhecer iniciativas que tornam os destinos turísticos mais sustentáveis, responsáveis e atraentes do ponto de vista da experiência do visitante.

As nomeações foram avaliadas pela equipe Top 100, por membros do Comitê Internacional Top 100 e especialistas dos países candidatos, todos coordenados pela Green Destinations. O Comitê sublinha que nenhum destino é totalmente sustentável e, desse modo, em todos os destinos selecionados, subsistem questões importantes por resolver e no GGDD20 você poderá obter uma visão do que é este processo.

Em 2020, tivemos com 10 destinos inscritos, a maior participação brasileira no concurso, sendo 9 municípios participantes da Rede DEL Turismo.

As cidades de Canguçu (RS), Forquilhinha (SC) Gaspar (SC), Parnamirim (RN), Rio Negrinho (SC) Rolante (RS), São Miguel do Gostoso (RN), Schroeder (SC) e Tibau do Sul (RN) se inscreveram no concurso.

*O Programa DEL*

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lançou em 2012 no município de Fraiburgo o Programa Desenvolvimento Econômico Local (Programa DEL), atendendo a demanda de associações filiadas e diversas prefeituras catarinenses de promover um programa específico para o desenvolvimento econômico local de pequenos e médios municípios. Os bons resultados, obtidos em diversos lugares nos primeiros anos do Programa, chamaram atenção de outras federações empresariais e hoje 30 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo participam dos Programas DEL e DEL Turismo.

*O Programa DEL Turismo*

Motivado pelos sucessos encontrados no Sul do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN) aderiu como terceiro parceiro em 2017 ao Programa DEL. O SENAC RN adaptou a metodologia às necessidades de muitos municípios potiguares e lançou em 2018 o Programa DEL Turismo, uma solução para municípios que têm o turismo como principal fonte de renda ou pretendem fortalecer esse setor de sua economia.

*A Rede DEL Turismo*

A Rede DEL Turismo foi formada em meado de 2019. É uma plataforma de diálogo por meio da aprendizagem, interação e desenvolvimento coletivo de iniciativas e projetos visando o fortalecimento do Turismo. Consiste em uma parceria entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN), a Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), as Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw) da Alemanha e a Fundação Green Destinations (GD) da Holanda.

A Rede DEL Turismo conta com o apoio da SEQUA – Parceiro da Economia Alemã e da Cooperação Alemã por meio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).

*Confira a lista completa e detalhada por região:*

*Santa Catarina *

. Forquilhinha

. Gaspar

. Rio Negrinho

. Schroeder

*Região Nordeste*

Rio Grande do Norte –

. Parnamirim

. São Miguel do Gostoso

. Tibau do Sul – Praia de Pipa

*Região Sul*

Rio Grande do Sul

. Canguçu

. Rolante

Confira a lista completa do Top 100 em www.greendestinations.org