Compartilhe
Na sexta-feira, 28, consultores de núcleos das Associações Empresariais do Norte e Planalto Norte, estiveram reunidos em um encontro regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em São Bento do Sul. A pauta contou com diversos temas ligados ao dia a dia das entidades, como pesquisa do Empreender; Feira do Empreendedor do Sebrae e Sociedade Garantidora de Crédito (SGC). O case Ferramentas de Gestão com a consultora da Associação de São Bento (Acisbs), Mayana dos Anjos, e o Prêmio Referência da ACI Joinville também foram apresentados, assim como, a parceria com a Al Invest 5.0.
A consultora de Joinville, Leticia Peters, apresentou a reestruturação do Prêmio Referência. Segundo ela, para 2017, o projeto foi todo repensado visando a simplificação dos critérios de avaliação e a padronização do formato. “Focamos nas ações dos núcleos, nos indicadores de inadimplência das empresas que participam e na assiduidade”. A consultora contou que foi padronizado o número de ações que cada núcleo pode inscrever, limitado em quatro, e o número de páginas do relatório também foi definido em 5 páginas, incluindo anexos com fotos. Os consultores focaram no trabalho de empoderamento dos grupos. “Queremos mostrar que as ações de geração de negócios, capacitações e missões empresariais, sempre resultam em algo maior” finalizou.
Mayana dos Anjos, da Acisbs, tratou de processos, com foco na organização interna dos núcleos. Ela mostrou a organização das informações, o planejamento, indicadores e metas. A consultora falou das ferramentas utilizadas para cada atividade, desde o planejamento até o controle de assiduidade e o relatório de gestão dos núcleos. Para ela, definir processos, métodos e ferramentas de trabalho focados em otimizar o tempo e documentar informações é importante para desempenhar um trabalho eficiente e com bons resultados. “São mais de 100 empresas participantes nos 10 núcleos de São Bento e manter as informações organizadas e documentadas é fundamental para atingir os objetivos definidos no planejamento de cada núcleo” contou.
O próximo encontro dos consultores será de 21 a 25 de agosto, em Brusque, no Treinamento de Consultores do Empreender (TCE). Durante o período, serão repassados conteúdos como analise de cenários empresariais; ferramentas e técnicas de priorização; criar, inovar e empreender em núcleos; elaboração e gestão de projetos.
O Programa Empreender
Os Núcleos fazem parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.
A ação contou com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da Associação de São Bento (Acisbs)