Consultora regional do Empreender conversa com coordenadores de núcleos da ACIC Concórdia




A consultora regional Oeste do Programa Empreender FACISC/Sebrae, Lenir Peres Pavan, conversou na tarde desta segunda-feira, dia 14, com o vice-presidente da ACIC, Cláudio Redin, a diretora de Núcleos, Luciane Vendruscolo, a gestora executiva, Maria de Lourdes Dal Piaz e os coordenadores dos Núcleos da ACIC. Lenir fez uma explanação geral sobre o Programa Empreender e destacou a importância de que se desenvolva um diagnóstico sobre todos os Núcleos da entidade, bem como, das empresas que fazem parte. Esse é o primeiro passo para reorganizar as atividades de acordo com a sistematização do Empreender.

“Foi uma reunião muito produtiva. Primeiro lugar, tenho que externar a minha gratidão pela participação dos coordenadores, que atenderam ao chamado da ACIC para estarem presentes conosco. Conversamos um pouco sobre o Programa Empreender, sua importância e os seus objetivos. Isso é fundamental, esse alinhamento, esse entendimento para que consigamos um engajamento de todos os nucleados. Nós temos um lema no Empreender – estando no Empreender, o empresário nunca está sozinho. Assim, são os empresários de Concórdia, ou seja, participando dos Núcleos, eles nunca estarão sozinhos”, destaca. Lenir Peres Pavan, que já iniciou um cronograma de visitas aos Núcleos da ACIC nesta terça-feira, dia 15.

Através dessas visitas, a consultora regional Oeste do Programa Empreender FACISC/Sebrae, pretende conhecer com mais profundidade a realidade de cada Núcleo, identificando as demandas, as especificidades e os anseios dos nucleados nos mais diferentes segmentos. As conversas serão fundamentais para replanejar o trabalho e buscar o fortalecimento dos Núcleos. “É uma satisfação enorme conversar com os coordenadores dos Núcleos e buscar entender a realidade de cada um”, assinala Lenir.

A ACIC apoia o trabalho do Núcleos que são fundamentais para o fortalecimento da entidade, solidificando uma ideia de fomento ao conceito associativo, tão necessário para impulsionar as atividades empreendedoras, A Associação entende que as ações integradas dos Núcleos de constituem num serviço essencial para a classe empresarial. O processo de reestruturação é mais um mecanismo importante para potencializar o trabalho dos nucleados, buscando sempre o crescimento das empresas que estão inseridas no Programa.

O Programa Empreender tem a finalidade de estimular e facilitar o trabalho colaborativo através dos Núcleos Empresariais para encontrar soluções e benefícios comuns. Empresários locais se reúnem num ambiente favorável ao crescimento, troca de ideias, facilitação de compras em grupo e discussão dos desafios e necessidades de seu setor para buscar soluções em conjunto.​O objetivo deste ecossistema é contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, desenvolvendo negócios através de inciativas empreendedoras. ​​O Programa Empreender acontece em toda Santa Catarina, operacionalizado pelas Associações Empresariais do Sistema FACISC com apoio do Sebrae.