Conecta Núcleos promove integração entre nucleados da ACIC Chapecó




Neste ano, os núcleos empresariais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó desenvolveram diversas ações de capacitação, conhecimento, empreendedorismo, troca de experiências, networking e confraternização. As atividades dos grupos foram explanadas nesta semana, na terceira edição do evento Conecta Núcleos, que também foi um momento de confraternização para criar conexões e trocar experiências.

Algumas das ações desenvolvidas durante o ano foram eventos, visitas técnicas, campanhas sociais, palestras, workshops e capacitações nas mais diferentes áreas, como gestão financeira, marketing digital, eSocial, fluxo de caixa, vendas, ESG, LGPD, gestão de pessoas, logística e negócios internacionais, vendas, liderança e comunicação. Os nucleados também fizeram o planejamento estratégico para 2023.

A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella, apresentou uma novidade: o Prêmio Núcleo Destaque ACIC, que será promovido anualmente. O Prêmio consiste no reconhecimento concedido pela entidade aos núcleos que promovem o associativismo, por meio de atividades e ações que venham oportunizar o desenvolvimento das pessoas e empresas participantes dos grupos, bem como o fortalecimento de setores econômicos. “O objetivo é fomentar e incentivar a busca constante por melhores práticas e desempenho dos núcleos da ACIC”, expôs.

Todos os núcleos poderão concorrer ao Prêmio. Eles deverão apresentar quatro ações realizadas no período de janeiro a dezembro de 2023 e que estejam contempladas no planejamento estratégico do núcleo, devidamente alinhadas aos propósitos do grupo. Os critérios de avaliação serão: contribuição para o desenvolvimento dos nucleados, contribuição para o desenvolvimento da ACIC, contribuição para o desenvolvimento da sociedade e contribuição para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Cleunice realçou que os núcleos empresarias atuam pelo interesse comum: fortalecem o setor de atuação das empresas e o associativismo, além de promover desenvolvimento e networking. Os núcleos buscam soluções, facilidades, promoção do setor, crescimento das empresas e troca de conhecimentos. “Nosso foco principal é o associativismo. É o conjunto de ações que promove o crescimento. A sinergia faz o movimento ocorrer. Por isso, é importante que os nucleados participem, tragam ideias e interajam”, enfatizou.

O presidente da ACIC, Lenoir Broch, salientou sobre a importância dos núcleos para a Associação. “Os núcleos são como células fundamentais para o todo funcionar. Se envolvem nos processos, sugerem, desenvolvem ações e têm contribuição muito importante para a força e a representatividade da ACIC”, sublinhou. Também explanou algumas ações da ACIC na defesa e representatividade da classe empresarial e no envolvimento com a comunidade.

A ACIC possui 13 núcleos empresariais, formados por 358 empresas e 435 nucleados. São eles: Núcleo de Academias, de Assessorias e Consultorias, de Automecânicas, dos Centros de Formação de Condutores, de Comércio Exterior e Logística Internacional, de Cooperativas, das Escolas Particulares, de Gestão pela Excelência, de Gestores de Pessoas, de Jovens Empresários, Multissetorial, Sustentabilidade e de Tecnologia da Informação e Comunicação.