Comunidade econômica de Chapecó elege o Empresário do Ano 2020




Um evento inovador. Assim será o Empresário do Ano 2020. O evento, que está em sua 28ª edição, é organizado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó. A eleição e a entrega do Troféu Nelson Galina foram reformuladas para atender ao atual momento de pandemia e ocorrerão nesta quinta-feira (26), com votação das 15h às 20 horas. Será enviado um link por WhatsApp e por e-mail aos associados para a votação. Pelo link – https://bit.ly/votacaoempresario2020 – todos terão acesso à lista de empresários que podem receber o voto.

Para ser eleito Empresário do Ano, os associados são conclamados a observar os oito requisitos que justificam a concessão do título: espírito empreendedor, arrojo nas iniciativas, liderança, probidade, justiça, inovação tecnológica ou administrativa, participação comunitária e responsabilidade social. Essa condição não elimina a subjetividade da escolha, mas indica os aspectos que o escolhido deve satisfazer.

A outorga do Troféu Nelson Galina tornou-se um dos momentos mais importantes do calendário anual de eventos porque foi inspirada no desejo de homenagear lideranças de todos os setores da atividade humana: grande, pequeno ou microempreendedor.

“A homenagem vai além do fator econômico e alcança aquele que valoriza e exerce ações de responsabilidade social-empresarial que, em Chapecó, já se caracteriza como uma prática moderna de gestão corporativa. O empresário-empreendedor é o principal agente econômico de qualquer sociedade. É ele quem dinamiza, amplia, fortalece e faz crescer a economia. Para homenageá-lo, a ACIC promove um dos mais concorridos eventos empresariais de Santa Catarina”, realça o presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto.

         INSPIRAÇÃO

O troféu Nelson Galina, entregue anualmente ao Empresário do Ano, homenageia Nelson Antônio Galina, falecido tragicamente aos 47 anos de idade, vítima de acidente de trânsito no dia 14 de abril de 1993, na cidade de Chapecó. Era um líder em ascensão a quem estavam reservados importantes papéis nas áreas pública e empresarial.

Nelson foi um dos mais dinâmicos presidentes da ACIC (1990/92). Nasceu em 1946, em Tangará, cursou o Ensino Médio em Chapecó e formou-se em Administração na Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), em Florianópolis. Como administrador, ao lado do pai Arduíno e do irmão Ricardo, conduziu o processo de ampliação e modernização da empresa na condição de diretor administrativo. Teve intenso envolvimento comunitário e em entidades, foi vereador e assumiu cargos públicos.