Compartilhe
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveu de 21 a 29 de abril a Missão Empresarial na Alemanha, evento que dá a oportunidade para empresários brasileiros conhecerem os principais polos tecnológicos e industriais alemães, ampliarem networking e realizarem possíveis financiamentos de projetos e investimentos de cooperação bilateral. A comitiva foi composta por 12 participantes, entre eles o presidente da Facisc, Ernesto João Reck, o diretor Executivo da Facisc, Gilson S. Zimmermann, e o vice-presidente do Meio Ambiente, José Mário Ribeiro.
Após uma série de visitas técnicas realizadas nas principais empresas e entidades das cidades de Colônia, Dortmund e Hannover, aconteceu o Encontro de Negócios entre empresários alemães e a comitiva da Facisc, o chamado Business-Meeting. O presidente da Federação, Ernesto Reck, fez uma apresentação do funcionamento do Sistema Facisc e da diversificada economia catarinense com a demonstração de dados estatísticos. Todos os integrantes da missão também puderam fazer uma breve apresentação e interagir com diretores de empresas alemãs sobre as energias renováveis solar, biomassa, eólica. “O destino de dejetos é o grande desafio ambiental da Europa. Lá pudemos conhecer indústrias que desenvolvem tecnologia de ponta para solucionar essa questão ambiental. Foi um momento enriquecedor que abordou o mercado voltado para soluções ambientais e serviu de modelo para os empresários brasileiros”, afirmou Reck.
Segundo o presidente da Facisc, a missão focou nos pequenos e médios empresários alemães para negociações com os pequenos e médios empresários brasileiros. “Mostramos que além dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, existem outros estados do Brasil para potenciais investimentos, entre os quais Santa Catarina, que possui grande identificação com a Europa. A experiência foi excelente também para o chefe de Gabinete do município de Curitibanos, Aldo Dolberth, e o vice-prefeito de Leme (SP), Francisco Pinheiro, que estiveram conosco na Missão Empresarial e puderam estreitar relações comerciais com os alemães”, concluiu.
No decorrer da semana, eles participaram da principal feira do mundo para a tecnologia industrial em Hannover e realizaram as visitas técnicas em empresas de linhas de produção de bens de consumo têxteis, da Bierbaum, de automação industrial, de prédios e portuária, da Lanfer, na cidade de Borken, e visita de fazenda em usina de produção de energia através de biomassa, da Stadtweken.
Também tiveram a oportunidade de visitar o Polo de Reestruturação Industrial Dortmund, a convite da Agência de Desenvolvimento e Internacionalização da Cidade de Dortmund, e de se reunir com empresários, entidades, centros de desenvolvimento e universidade interessadas em contatos empresariais. Dortmund é uma cidade com polo medicinal e de inovação interessado em parcerias para pequenas e médias empresas na área de biotecnologia, medicina, setor de saúde, laboratórios, TI, etc.
No segmento de tecnologias de meio ambiente em resíduos, dejetos, separação, reciclagem, triagem, conheceram o procedimento da maior e mais moderna empresa de triagem de lixo do Estado de Colônia (em alemão Köln), a SUTCO. No de aterro sanitário e desenvolvimento de tecnologias ambientais, conheceram o centro de Metabolon e ainda puderam conhecer o tratamento e dessalinização de água da empresa Mft Koeln.
______________
Al Invest
A Missão na Alemanha promovida pela Facisc faz parte do programa internacional de cooperação Al Invest 5.0, da União Europeia, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. A reunião atende a atividade de promoção comercial entre empresários.
Confira a galeria de fotos no Facebook da Facisc: https://goo.gl/ZtMpEx